Na manhã deste domingo, em Remígio, aconteceu a Vistoria do Transporte Escolar do município de Montadas, dos 14 veículos, apenas 08 foram enviados para a vistoria. Os seis veículos que não foram levados e não passaram pela vistoria não poderão transportar os alunos.
Os veículos da Prefeitura de Montadas que não foram para a vistoria são esses:
ÔNIBUS – MYL-3070
ÔNIBUS – MOO-0B94
MICRO-ÔNIBUS – NQC-1892 – (SEM PLACA DA MERCOSUL)
FIAT DUCATO (VAN) – QSI-7869
FIAT DUCATO (VAN) – QSI-7919
FIAT DUCATO (VAN) – QSJ-9019
A vistoria é necessária para garantir que os veículos transportem com segurança os alunos, além disso é importante toda a manutenção preventiva, afim de evitar acidentes como o que aconteceu em Pilões.
Alguns representantes da oposição de Montadas acompanharam a vistoria dos veículos nessa manhã, os vereadores Yuri Veríssimo e Marcos Justino, além do suplente Joctã Carlos, ainda estiveram presentes Rômulo Valentim e Ricardo Júnior. Yuri Veríssimo, disse que esteve em Remígio, acompanhando de perto, a vistoria do transporte, dos 14 veículos que transportam os alunos, apenas 08 foram enviados para a vistoria, faltaram 06 veículos, que são eles: o ônibus, o que faz o transporte dos trabalhadores e também mais três vans, ainda o ônibus amarelo e um micro-onibus que não estavam lá para a vistoria”.
Yuri que foi acompanhado do vereador Marcos Justino chamou atenção do poder público municipal e disse estar preocupado, “ a nossa preocupação é que esses veículos estejam em bom estado, para que não possa vir a acontecer o que houve com o veículo da cidade de Pilões. São vidas que são colocadas, no dia a dia né?”. O vereador enfatizou também que é importante a capacitação dos motoristas, que façam cursos preparatórios e ele espera que o setor de transporte tenha esse cuidado. “Nossa preocupação é com a segurança dos estudantes”, finalizou Yuri.
O Suplente Joctã Carlos disse que é importante que os pais estejam atentos e não enviem seus filhos nos transportes que não passaram pela vistoria, é dever da Prefeitura de Montadas garantir a segurança dos transportes e fazer a manutenção preventiva, além da vistoria dos veículos, “não podemos colocar nossos filhos em risco”, finalizou Joctã.
A vistoria é feita em uma parceria com vários órgãos, como o Detran, Ministério Público da Paraíba, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Departamento de Estradas de Rodagens (DER).
A vistoria do transporte escolar é uma inspeção que verifica se os veículos estão habilitados a transportar estudantes. Vários itens são verificados como por exemplo, regularidade do veículo; conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB); habilitação do condutor; equipamentos obrigatórios de segurança; pintura de faixa horizontal “ESCOLAR”; cronotacógrafo; cintos de segurança; extintor de incêndio e outros itens.
O objetivo principal é garantir a segurança dos alunos, além disso renovar ou conceder a permissão para o transporte escolar; verificar se os veículos estão regularizados e em conformidade com o CTB; verificar se os condutores estão habilitados para exercer esse serviço, além de coibir irregularidades do setor e observar as condições de funcionamento do veículo.
Da Redação