O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), através do Comando da 2ª Companhia do 2ºBBM (Cuité), vem por meio deste pronunciamento, informar à população sobre o trágico acidente ocorrido na noite de ontem, 17 de novembro de 2024, no município de Nova Palmeira-PB, onde uma torre de som desabou durante apresentação da Banda Cavaleiros do Forró, vindo a vitimar com gravidade uma pessoa.
Na ocasião, a equipe do CBMPB comandada pelo Capitão Valdir – Comandante da 2ªCIA/2ºBBM, que estava realizando a prevenção na 61ª Festa de Emancipação Política da cidade de Nova Palmeira-PB, ao ser acionada pelo cantor da banda Cavaleiros do Forró, onde o mesmo parou a apresentação musical para relatar que uma das torres de som estava apresentando risco de desabamento e começou a balançar. A equipe imediatamente se deslocou para averiguar a situação, onde ainda durante o deslocamento da guarnição até a referida torre de som, esta veio a desabar encima de uma Senhora conhecida por Danieta – natural da cidade de Nova Palmeira-PB. Ao atender a ocorrência, foi verificado que a vítima teve fraturas expostas tanto no ombro esquerdo, quanto na perna esquerda, tendo sido utilizado um torniquete para contenção da hemorragia na perna esquerda em virtude da gravidade dos ferimentos e feita a imobilização das lesões para que fosse possível sua remoção para a unidade de saúde mais próxima, visando a estabilização da vítima e sua remoção para a unidade especializada. Devido a gravidade das lesões a operação seguiu protocolos rigorosos de segurança, visando garantir a integridade dos envolvidos e a rápida remoção da vítima para atendimento médico especializado.
A causa do desabamento está sendo investigada pelas autoridades competentes, em colaboração com o CBMPB, para esclarecer todos os detalhes e responsabilidades relacionadas ao incidente. Vale salientar que o evento da 61ª Festa de Emancipação Política da cidade de Nova Palmeira-PB, teve seu projeto devidamente aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e sua vistoria aprovada pelo Centro de Atividades Técnicas (CAT) do 2ºBBM, estando regularizado junto ao CBMPB.
Até o momento, os números preliminares indicam que o acidente resultou em apenas 01 (uma) vítima com ferimentos graves. As equipes de socorro prestaram o devido atendimento no local e a vítima foi encaminhada ao hospital da região pela equipe de saúde do munícipio, para estabilização e transporte para a unidade especializada em traumas.
O CBMPB manteve a mobilização de esforços em conjunto com a Polícia Militar da Paraíba (PMPB) – através do 9º BPM, onde após reunião dos órgãos de Segurança Pública – Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, juntamento do prefeito constitucional Aílton Gomes, foi cancelado o evento para que fosse analisada a segurança das estruturas, bem como, prestado o apoio à família da vítima e para a segurança de todos os presentes. Tendo sido realizado o isolamento do local, além de ter sido feita uma inspeção visual das demais estruturas e acompanhado a evacuação dos presentes no evento.
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba reforça seu compromisso com a segurança da população e reitera a importância de manter a calma e seguir as orientações das autoridades competentes no momento de uma tragédia.
Nossos sentimentos à família da vítima e continuaremos a prestar todo o suporte necessário para o acolhimento e auxílio.
Assessoria