No decorrer do primeiro trimestre de 2025, o estado da Paraíba contabilizou um total de doze casos de feminicídio, distribuídos por diversas cidades, conforme dados da Secretaria de Estado de Segurança e Defesa Social (SESDS). Especificamente, foram reportados três feminicídios no mês de janeiro, seis em fevereiro e outros três em março.
As ocorrências de feminicídio foram registradas nos municípios de Cajazeiras, Coremas, Araçagi, Campina Grande, Conde, Cuité, João Pessoa, Mulungu, Patos e Pilões.
Adicionalmente aos casos de feminicídio ocorridos no primeiro trimestre deste ano, outras dez mulheres perderam a vida em decorrência de outras motivações criminosas, sendo oito homicídios dolosos e dois latrocínios.
Ao comparar os números do primeiro trimestre de 2025 com o mesmo período de 2024, observa-se um incremento de 50%, correspondendo a três casos adicionais em 2025.
No ano de 2024, a Paraíba lamentavelmente registrou 25 assassinatos de mulheres motivados unicamente por sua condição de gênero. Em média, cerca de duas mulheres foram vítimas de feminicídio a cada mês no estado.
Fonte: Blog Márcio Rangel