Em entrevista nesta terça-feira (8), o Gerente de Serviços Comerciais na Energisa, Danilo Lelis, explicou que até 15% dos consumidores da Paraíba estão recebendo a tarifa totalmente zerada da conta de luz. A novidade é resultado da nova tarifa social de energia elétrica que vai beneficiar 650 mil pessoas na Paraíba.
A gratuidade é destinada para famílias beneficiárias do Cadastro Único (CadÚnico) e que tenham consumo mensal de até 80 kWh. “Todas as famílias que já recebem o benefício baixa renda, vão perceber uma conta menor esse mês por conta dessa gratuidade do governo. Cerca de 15% dos clientes da Paraíba vão receber uma conta zerada e os demais clientes vão receber uma conta mais baixa do que estão pagando até então”, explicou como acompanhou o ClickPB.
Caso o consumo ultrapasse os 80 kWh, será cobrado apenas o valor proporcional ao que exceder essa faixa. Estimativas do governo federal apontam que 17 milhões de famílias serão beneficiadas, o que significa, na prática, cerca de 60 milhões de pessoas contempladas em todo o país.
O benefício faz parte de uma Medida Provisória publicada no Diário Oficial da União (DOU) em maio. A Câmara e Senado nos próximos meses e, caso a MP não seja aprovada, as mudanças perderão a validade.
Quem tem direito a tarifa social?
Famílias do CadÚnico com renda mensal até meio salário mínimo per capita;
Pessoas com deficiência ou idosos (65+) no Benefício de Prestação Continuada (BPC) — que também são inscritos no CadÚnico;
Famílias indígenas e quilombolas do CadÚnico;
Famílias do CadÚnico atendidas em sistemas isolados por módulo de geração offgrid, isto é, módulos particulares, fora da rede elétrica pública.
Com ClickPB