Paraíba teve quase 20 tremores de terra nos últimos cinco anos; veja em quais municípios

Os tremores foram registrados em 14 municípios.

Publicado: 30/07/2025

Foto: Governo do Estado/Francisco França/Secom-PB



O estado da Paraíba registrou ao menos 18 tremores de terra nos últimos cinco anos, segundo apontam dados do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN). Conforme levantamento, os abalos sísmicos foram registrados em 14 municípios.

Os abalos variaram de magnitude 1.4 mR até 2.2 mR. O maior deles ocorreu em agosto de 2022, em Belém do Brejo do Cruz, Sertão do estado. No dia 24, Belém do Brejo do Cruz registrou às 4h08 o tremor de 2.2.

Já o menor registrado pelo LabSis ocorreu em Frei Martinho, no Curimataú, no dia 1º de novembro de 2021.

Tremores de terra são comuns na Paraíba?

Conforme Eduardo Menezes, especialista em sismologia e técnico do LabSis, tremores de terra não são comuns na Paraíba. Eduardo comparou a quantidade de abalos com os registrados em estados vizinhos como o Rio Grande do Norte e o Ceará.

“Apesar de estar localizada na província Borborema, não tem incidência de tremores de terra como estados vizinhos, a exemplo de RN e CE”, explicou.

Segundo a equipe técnica do laboratório, sismos naturais com magnitude abaixo do nível de 3.0 mR são considerados de baixa intensidade, portanto, não costumam causar danos significativos.

Belém do Brejo de Cruz foi o município com registro mais intenso

Segundo apontam os dados do LabSis, o município de Belém do Brejo do Cruz, no Sertão, foi o que mais teve o abalo mais acentuados nos últimos cinco anos. Em Belém do Brejo do Cruz foram dois registros, o maior de 2.2 mR.

Em segundo lugar constam Mamanguape, no Litoral Norte do estado e Juazeirinho, no Cariri.



COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

×
Rolar para o topo
Ativar Notificações OK Não, obrigado.