O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) celebrou nesta terça-feira (24), a derrubada da chamada PEC da Blindagem no Senado Federal. A decisão unânime da Comissão de Constituição e Justiça foi celebrada pelo parlamentar.
“A posição do Senado não poderia ser outra, a não ser enterrar, literalmente, essa indecência que foi a proposta que a Câmara produziu na semana passada”, disse Veneziano, em tom crítico à condução do processo na Câmara.
Veneziano foi ainda mais duro ao adotar o apelido usado por críticos da proposta. “Outros chamam, e não é incorreto, de PEC da bandidagem, da impunidade, do vale tudo, da falta de vergonha. Tudo isso cabe bem a essa iniciativa”, afirmou.
O parlamentar relatou que o sentimento predominante entre os senadores era de perplexidade diante da postura da Câmara ao aprovar a PEC.
“O que eu sinto é um ambiente de perplexidade dos senhores e senhoras senadores, sejam esses vinculados a esses ou quaisquer outros partidos. Há um clima de perplexidade, de surpresa, de tamanha coragem, entre aspas, de tamanha provocação e de deboche que a mesa da Câmara teve ao pautar essa proposta da PEC 3”, destacou.
O senador também aproveitou para manifestar preocupação com outras pautas em discussão no Congresso, como a chamada PEC da Anistia, que trata de partidos que descumpriram regras eleitorais.
“Depois do que a Câmara fez, do que a presidência da Câmara se permitiu a fazer pautando, porque cabe ao presidente pautar, a gente tem que ter muito cuidado com o texto que virá da Câmara Federal, em relação a essa proposta de anistia”, alertou.
A CCJ do Senado derrubou de forma unânime, com 27 votos contrário, a tramitação da matéria no Senado, enterrando a iniciativa que buscava restringir medidas judiciais contra parlamentares e instituir a polêmica previsão de voto secreto em determinados casos.
Com PB Agora