O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou nesta terça-feira (14) um posicionamento oficial sobre a falha que deixou diversas regiões brasileiras sem energia na madrugada. Segundo o órgão, o apagão foi provocado por um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, que desligou toda a unidade de 500 kV e interrompeu a interligação entre Sul e Sudeste/Centro-Oeste.
Em nota, o ONS destacou que a recomposição da energia ocorreu de forma segura, com as regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste tendo a carga restabelecida em até 1h30 e o Sul totalmente normalizado por volta de 2h30.
O órgão informou ainda que realizará reuniões com os principais agentes do setor e iniciará a elaboração de um Relatório de Análise da Perturbação até sexta-feira (17).
Diversas regiões do Brasil enfrentaram um apagão que deixou milhares de pessoas sem energia elétrica na madrugada desta terça-feira (14). Relatos nas redes sociais indicam que as regiões Nordeste, Sul e Sudeste foram as mais afetadas pelo blecaute, que teve início por volta das 0h16.
Redação com R7










