Paraíba recebe doses de vacina para proteger gestantes e recém-nascidos contra vírus respiratório

Ministério da Saúde destinou mais de 13,5 mil doses de imunizante contra o vírus sincicial respiratório, causador de doenças como bronquiolite e pneumonia.

Publicado: 03/12/2025

Foto: Reprodução



As Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Paraíba devem receber 13.570 doses de vacina contra o vírus sincicial respiratório, causador de doenças como bronquiolite e pneumonia em bebês.

A distribuição nacional da vacina iniciou nesta terça-feira (2), e a previsão é de que as doses cheguem ao estado nesta quarta-feira (3), onde serão direcionadas para as UBS em todo o estado.

As vacinas são destinadas exclusivamente às gestantes, a partir da 28ª semana, com o objetivo de proteger os recém-nascidos contra infecções respiratórias. A recomendação é de tomar dose única a cada gestação.

Importância da vacinação

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. A vacina oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo hospitalizações.

Como a maioria dos casos é decorrente de infecção viral, não existe um tratamento específico para a bronquiolite. O manejo é baseado apenas no tratamento dos sinais e sintomas que incluem: terapia de suporte; suplementação de oxigênio, conforme necessário; hidratação; e uso de broncodilatadores, (substâncias que promovem a dilatação das pequenas vias aéreas nos pulmões), especialmente quando há chiados evidentes.

Portal Correio 



COMPARTILHE AGORA



OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo