Pedro Cunha Lima desiste de candidatura para as Eleições 2026

Pedro Cunha Lima fez anúncio nas redes sociais.

Publicado: 09/12/2025

Foto: Reprodução



O ex-deputado federal e presidente do PSD na Paraíba, Pedro Cunha Lima, anunciou que não deve disputar qualquer candidatura nas Eleições 2026. O anúncio foi feito no início da tarde desta terça-feira (9) nas redes sociais.

”Diante de um cenário posto, diante de um cenário que se impõe eu decidi não disputar a eleição no ano que vem”, disse Pedro.

Segundo o ex-deputado federal, “existe uma nova configuração para disputa para o Governo do Estado”. Ao longo do anúncio ele detalhou que se manterá na oposição ao atual governo e passada a eleição irá cursar um mestrado em políticas públicas.

“Existe uma nova configuração para a disputa ao governo do Estado, é bom ver a oposição numa importante crescente e diante desse quadro eu decidi que passar da eleição vou me somar o movimento de oposição do nosso estado, quero colaborar. Mas passado a eleição eu decidi resgatar um sonho antigo, que é fazer um novo mestrado desta feita em políticas públicas”, declarou no conteúdo publicado nas redes sociais.

Segundo Cunha Lima, apesar da desistência, ele vai continuar dedicando atenção ao processo eleitoral e como presidente do Partido Social Democrático (PSD) “quer corresponder com o crescimento do partido”.

“Vou continuar tendo atenção nesse processo até eleição. Com o PSD, o partido que o presidente Kassab confiou em mim aqui na Paraíba, quero corresponder com um crescimento do partido”, explicou.

Pedro disse que, ao longo dos seus anos de vida pública que teve até o momento, o sentimento que mais o preenche “é o da mais sincera e comovida gratidão”.

“Por tanto apoio, tanto incentivo, tanta confiança que recebi nas duas disputas para deputado, na disputa ao governo do Estado ao longo dos exercícios dos mandatos. Eu guardo essa gratidão num lugar muito especial dentro de mim, eu busquei retribuir com um trabalho dedicado, íntegro, honesto, sem se misturar com o que tá errado”, falou o ex-deputado.

Ele também falou sobre lutas coletivas e levantou bandeiras como a da educação. “Existe um ativismo que não vai sair de mim, isso faz parte do sentido que eu dou para minha vida, lutar por um coletivo, né, buscar uma educação de qualidade, vaga de creche, cuidado na primeira infância, alfabetização na idade certa, essas coisas me movem, me e mobilizam”, afirmou.

Em sua fala, ele também disse ser “um grande privilegiado” e que não consegue “deixar de olhar para um mundo que existe que ainda luta tanto para para alcançar, né, um patamar social básico, que demora tanto a chegar”.

No fim do anúncio, ele agradece aos eleitores e admiradores e que “a luta continua”. Confira a íntegra do vídeo no fim da matéria.

E agora, como fica o cenário da disputa pelo Governo da Paraíba?

Com a desistência de Pedro, a expectativa é que o grupo liderado por ele e seu pai, Cássio Cunha Lima, defina o apoio a pré-candidatura de Cícero Lucena (MDB) ou a de Efraim Filho (União Brasil). Os dois nomes fazem oposição a pré-candidatura de Lucas Ribeiro (Progressistas), atual vice-governador e candidato apoiado pelo governador João Azevêdo (PSB).

Sobre Pedro Cunha Lima

Professor e advogado, Pedro Cunha Lima tem 37 anos. Filho do ex-senador Cássio Cunha Lima e do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, ele disputou a primeira eleição em 2014. Naquele ano, ele obteve 179.886 e foi o deputado federal mais votado do estado. Quatros anos depois, Cunha Lima alcançou 76.854 votos, sendo o 8º com maior votação no pleito.

Em 2022, Pedro disputou o Governo da Paraíba contra João Azevêdo (PSB). No primeiro turno ele obteve 520.155 votos contra 863.174 votos do então candidato a reeleição. No segundo turno, Pedro alcançou 1.104.963 votos (47,49% dos válidos), ficando em segundo lugar na disputa. À época, João (PSB) obteve 1.221.904 votos (52,51% dos válidos), sendo reeleito.

Vídeo de Pedro Cunha Lima anunciando desistência:

 

Com ClickPB



COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

×
Rolar para o topo
Ativar Notificações OK Não, obrigado.