O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu ontem, quarta-feira (4) a situação de emergência em cinco cidades afetadas por desastres nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).
Na Paraíba, os municípios de Arara e Catolé do Rocha passam por um período de estiagem, caracterizado pela redução significativa das chuvas, afetando o abastecimento de água e a produção agrícola. O reconhecimento federal permite que as prefeituras solicitem recursos do Governo Federal para ações emergenciais, como compra de cestas básicas, água mineral, kits de higiene e apoio a trabalhadores e voluntários.
Outros municípios afetados incluem Jardim do Seridó (RN), que enfrenta seca prolongada; Ibirataia (BA), atingida por fortes chuvas; e Dom Bosco (MG), com estragos causados por queda de granizo.
As prefeituras podem solicitar o apoio financeiro por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), da Defesa Civil Nacional, que avalia os planos de trabalho e libera os recursos após aprovação. Além disso, a Defesa Civil oferece cursos online para capacitação de agentes municipais e estaduais no uso do sistema e na gestão de emergências.
PB Agora










