Secretário destaca importância de Espaço 4.0 para Campina Grande e não descarta concorrer prefeitura

Publicado: 21/07/2019



O secretário Lucas Ribeiro concedendo entrevista ao Programa Se Liga PB. Foto: Paolloh Oliver

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Lucas Ribeiro, falou da alegria de intermediar o primeiro Espaço 4.0 da Paraíba. Lucas anunciou que o investimento oriundo do Governo Federal é de aproximadamente R$ 300 mil reais.

“Nesta primeira fase serão instalados containers adaptados em comunidades vulneráveis e equipados com modernos recursos tecnológicos, tais como: computadores de última geração, impressoras 3D e kits de manutenção de celular, notebooks e tablets. A articulação contou com a participação direta da senadora paraibana Daniella Ribeiro”, explica o secretário.

A respeito da contrapartida da prefeitura de Campina Grande, Lucas esclarece que cabe ao município, agora, selecionar e identificar o local adequado para a implantação da unidade do programa Espaço 4.0 e estabelecer um cronograma para a execução das ações, “algo que já está sendo estudado com o prefeito Romero Rodrigues”, afirmou, ao garantir a inauguração do Espaço ainda em 2019.

O secretário, que esteve em Brasília na última quinta-feira, dia 18, explica que diante da demanda das indústrias por profissionais capacitados e da necessidade de formação dos novos jovens, o Espaço 4.0 chega à cidade de Campina em um momento oportuno. “Falamos o tempo todo das novas tecnologias e a importância que a nossa cidade tem para o mundo, no que se refere à tecnologia”.  

Falando dos resultados, Lucas Ribeiro espera potencializar as habilidades técnicas dos jovens com cursos de curta duração e aplicação prática.

Política:

Lucas Ribeiro (PP) disse que é preciso que o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), tenha cautela e paciência para anunciar o sucessor. De acordo com o secretário, que também chegou a assumir mandato legislativo na cidade, não precisa ter pressa para que as cobranças não sejam antecipadas e dificulte a administração.  Ele também disse que o nome está a disposição do partido e não descartou concorrer a prefeitura da Rainha da Borborema.

Mais informações sobre o Espaço 4.0

A secretária Jayana Nicaretta da Silva anunciou o Espaço 4.0, que será doado pelo Governo Federal aos municípios em forma de container, com equipamentos de última geração, direcionado para capacitação do público jovem de 15 a 29 anos de idade. O espaço será instalado em comunidades de alta vulnerabilidade social equipado com o que há de mais tecnológico.

Jayana explicou que a escolha do container se deu por possibilitar instalação moderna e rápida em lugares mais isolados e remotos. “O espaço pode se adequar à realidade local e atender jovens que estão desassistidos e sem perspectivas”.

O espaço abrigará também, oficinas para qualificação dos jovens para o mercado de trabalho, definidas de acordo com um estudo prévio na região, para se adequar às realidades locais com, por exemplo, oficinas de artesanato, marcenaria, entre outros. O projeto será desenvolvido com o menor custo possível.

A SNJ espera com este projeto, o aumento das perspectivas de ingresso no mercado de trabalho e inspiração ao empreendedorismo, a redução da exposição à criminalidade e dependência química, a preservação da integridade física e moral de mulheres e pessoas em estado de vulnerabilidade, por meio de oportunidade e perspectiva. Também visa ter acessibilidade para pessoas com deficiência, aumento de produtividade e qualidade de vida.

REVEJA PROGRAMA

Redação

COMPARTILHE AGORA



OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo