
A Polícia Federal na Paraíba, através da Delegacia de Repressão a Crimes Previdenciários – DELEPREV/DRCOR/SR/PF/PB, deflagrou na manhã desta quarta-feira (19), uma operação que visa a desarticular crimes previdenciários ocorridos em detrimento do INSS. A operação Capim Fértil 2 investiga a expedição de documentos falsos para obtenção de benefícios rurais previdenciários.
Condutas, em tese, tipificadas como estelionato qualificado e demais delitos a serem apurados com o decorrer da investigação.

A operação foi deflagrada por equipe de policiais federais e servidores da Força Tarefa da Secretaria da Previdência, do Ministério da Economia, com cumprimento de mandado de busca expedidos pela Justiça Federal da Paraíba. A diligência procedida hoje foi o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em um endereço na cidade de Capim, na Paraíba.

ENTENDA O CASO
Essa operação trata-se de desdobramento da Operação “CAPIM FÉRTIL” iniciada para investigar fraudes contra o INSS por requerentes de benefícios rurais previdenciários, que utilizavam documentos e declarações falsas para obter benefícios irregulares junto àquela Autarquia Previdenciária, totalizando mais de 60 empregados – conforme declarações expedidas.
O indício de fraude foi constatado a partir de denúncia anônima narrando que o proprietário do imóvel rural cobrava para emitir referidas declarações, sendo que nessa fase da operação foi possível identificar uma das autoras intelectuais e documentais do crime, que articulava a parte formal do delito.
Embasado nas provas constantes dos autos, a Autoridade Policial que preside o feito representou por mandado de busca e apreensão na casa de um(a) investigado(a), deferido pela Justiça Federal e cumprido pela Superintendência de Polícia Federal na Paraíba.
O crime resultou em um rombo de aproximadamente cinco milhões de reais aos cofres públicos, conforme divulgado pela Secretaria da Previdência. As investigações permanecem e a partir desse desdobramento, os materiais apreendidos serão analisados e confrontados para identificar eventuais participantes e sua posterior responsabilização.
Leia mais:
- Lula sanciona Lei do Descongela; entenda medida de benefícios a servidoresO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei autorizando o pagamento retroativo de benefícios congelados por conta da pandemia da covid-19 a servidores pelos Estados, municípios e o Distrito Federal, a chamada Lei do Descongela. O texto trata de benefícios como anuênio, triênio, quinquênio, sexta-parte e licençaprêmio, que… Leia mais: Lula sanciona Lei do Descongela; entenda medida de benefícios a servidores
- Barco com 27 pessoas se parte ao meio e afunda no Rio São FranciscoUma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à festa de Bom Jesus dos Navegantes. O incidente ocorreu durante a travessia entre a localidade de Bom Sucesso, em Sergipe, e a cidade de Pão de Açúcar. De acordo com as informações apuradas, o barco se partiu ao meio antes… Leia mais: Barco com 27 pessoas se parte ao meio e afunda no Rio São Francisco
- Vídeo: vaca vai parar no telhado de casa e é resgatada com ajuda de caminhão no Sertão da ParaíbaUma cena chamou atenção de moradores do município de Riacho dos Cavalos, Sertão da Paraíba e tem viralizado nas redes sociais nas últimas horas. Uma vaca acabou ficando presa no telhado de uma casa e precisou ser resgatada por populares. Nas imagens é possível ver o animal pendurado na casa. Em outro momento, é feito… Leia mais: Vídeo: vaca vai parar no telhado de casa e é resgatada com ajuda de caminhão no Sertão da Paraíba
- Mulher é morta a tiros e marido, suspeito do crime, se mata em seguida, em Itapororoca/PBUma mulher foi morta a tiros na manhã desta terça-feira (13), na zona rural de Itapororoca, na Paraíba. O suspeito, marido dela, se matou em seguida. A mulher foi identificada como Fernanda Patrícia. Ela foi assassinada com quatro disparos no peito e na cabeça. O marido, Rubenilson Santos da Silva, foi encontrado morto na cena… Leia mais: Mulher é morta a tiros e marido, suspeito do crime, se mata em seguida, em Itapororoca/PB
- Prisão de Hytalo Santos e marido é mantida após Justiça negar liminarUma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a prisão do influenciador Hytalo Santos e do marido, Israel Natã Vicente. A defesa do casal afirmou que a decisão negou uma liminar, que seria uma decisão provisória, pedindo a soltura do casal. No entanto, o julgamento do habeas corpus pedindo… Leia mais: Prisão de Hytalo Santos e marido é mantida após Justiça negar liminar










