
Faleceu hoje o senador da Paraíba José Targino Maranhão em decorrência de complicações ocasionadas pela covid-19. Ele estava internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo desde o início de dezembro de 2020 para se tratar da doença. O senador se recuperou da covid-19, mas teve uma piora no seu quadro e acabou não resistindo.
Natural da cidade de Araruna, José Maranhão tinha 87 anos de idade e era casado com a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti. Ele deixa dois filhos, Leônidas Bezerra Targino Maranhão e Maria Alice Bezerra Cavalcanti Maranhão.
A carreira política de José Maranhão se confunde com a própria trajetória do Estado da Paraíba, já que ele esteve presente em vários momentos memoráveis. Ele ficou conhecido pelo título de ‘Mestre de Obras’ devido aos investimentos e obras em várias cidades da Paraíba, durante os mandatos como governador.
José Maranhão foi diagnosticado com covid-19 no dia 29 de novembro de 2020. No fim do segundo turno das eleições em João Pessoa, o senador foi internado em um hospital da capital, após ter acompanhado todo o pleito de forma ativa. Ele foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo do hospital da Unimed em João Pessoa no dia 3 de dezembro e no dia seguinte, transferido para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.
Mesmo curado do quadro de covid-19, Maranhão precisou permanecer internado na unidade de saúde para tratar um quadro de insuficiência respiratória, ocasionado pelo vírus.
O senador José Targino Maranhão iniciou sua carreira política no ano de 1955 como deputado estadual da Paraíba. Desde então, ele acumulou diversos cargos políticos em sua carreira. Maranhão já foi, além de deputado estadual, deputado federal, vice-governador, governador da Paraíba e senador.
Após vários mandatos como deputado estadual e federal, Maranhão foi eleito como vice-governador na chapa encabeçada por Antônio Mariz no ano de 1994. No ano seguinte, 1995, ele precisou assumir o posto de governador da Paraíba em decorrência da morte de Mariz. Em 1998, foi reeleito governador da Paraíba após uma disputa interna no PMDB com Ronaldo Cunha Lima. Em 2002, José Maranhão renunciou ao Governo do Estado para disputar o cargo de senador, sendo eleito com votação recorde na época.
Em 2006, Maranhão se candidata novamente ao cargo de governador da Paraíba, mas é derrotado por Cássio Cunha Lima, reeleito em segundo turno. No entanto, após a cassação de Cássio Cunha Lima, José Maranhão é conduzido ao cargo de governador da Paraíva em 17 de fevreiro de 2009. Pela terceira vez no cargo, Maranhão tenta uma nova reeleição, mas acaba perdendo o pleito para seu adversário no segundo turno, Ricardo Coutinho. Em 2012 Maranhão ainda disputou a eleição para Prefeitura de João Pessoa, mas também não logrou êxito.
Já em 2014 Maranhão foi candidato ao cargo de senador novamente, sendo eleito com 647.271 votos (37,12% dos votos válidos). Em 2018 tentou novamente a eleição para o cargo de governador, mas acabou não tendo êxito no pleito.
Por Camila Bezerra
- Colisão entre dois carros na BR-230, no Sertão, deixa dois mortos e três feridospor Redação Se Liga PBUma colisão frontal entre dois carros, na altura do km 418 da BR-230, entre as cidades de Pombal e Aparecida, no Sertão paraibano, resultou em duas mortes e três pessoas feridas. O acidente ocorreu na noite dessa segunda-feira (30). De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um dos carros envolvidos, um VW Golf, teria… Leia mais: Colisão entre dois carros na BR-230, no Sertão, deixa dois mortos e três feridos
- Barbeiro é morto a tiros no meio da rua, na Paraíbapor Redação Se Liga PBUm homem de 25 anos foi morto a tiros na noite dessa segunda-feira (30), na Rua do Rio, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. Outros dois homens, um de 18 e outro de 19 anos, que estavam com a vítima, ficaram feridos no ataque. De acordo com a perícia da Polícia Civil,… Leia mais: Barbeiro é morto a tiros no meio da rua, na Paraíba
- Publicado edital do Concurso Público Nacional Unificado 2025por Redação Se Liga PBO Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou nessa segunda-feira (30), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), o edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Confira aqui. Mais cedo, a ministra Esther Dweck detalhou em entrevista coletiva a estrutura e novidades do certame. As inscrições começam nesta quarta-feira (2). A Fundação Getulio… Leia mais: Publicado edital do Concurso Público Nacional Unificado 2025
- Nova lei: Paraíba proíbe ligações de telemarketing realizada por robôspor Redação Se Liga PBUma nova lei promulgada na Paraíba, com entrada em vigor imediata a partir de sua publicação, na edição de hoje (1º) do Diário Oficial do Estado, proíbe as ações de telemarketing realizadas por robôs, bots ou qualquer software que execute tarefas automatizadas e repetitivas. A medida visa coibir a prática de vendas e ofertas de serviços por… Leia mais: Nova lei: Paraíba proíbe ligações de telemarketing realizada por robôs
- Polícia Civil cumpre mandado contra acusado de criar perfis fakes para pedir ‘nudes’ e ameaçar adolescentes na Paraíbapor Redação Se Liga PBA Delegacia de Crimes Cibernéticos (DECC) da Polícia Civil da Paraíba cumpriu um mandado de busca e apreensão no município de São Bentinho, na residência de um homem de 50 anos. Ele é acusado de criar perfis falsos em redes sociais para ameaçar adolescentes, exigindo o envio de vídeos e fotos íntimas (nudes) ou a realização de videochamadas. Conforme as investigações,… Leia mais: Polícia Civil cumpre mandado contra acusado de criar perfis fakes para pedir ‘nudes’ e ameaçar adolescentes na Paraíba