Além de um cateterismo, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), passou por uma angioplastia e implantação de um stent, nesta quinta-feira (15). Procedimento aconteceu no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, na Grande João Pessoa, e o governador deve receber alta em 24 horas.
Em nota à imprensa, a Fundação Paraibana de Gestão em Saúde explica que o procedimento foi previamente programado para fins de diagnóstico e solicitado pelo médico Fúlvio Soares Petrucci.
O cateterismo cardíaco consiste no procedimento para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino e longo, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração.
É indicado no diagnóstico e tratamento do infarto ou da angina, sendo capaz de detectar e remover acúmulos de placas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue, mostrar se as placas estreitaram ou bloquearam as artérias coronárias.
A angioplastia coronária é um procedimento para desobstruir as artérias coronárias. No processo, é inserido o stent, uma endoprótese, com o objetivo de prevenir novas obstruções nas artérias e garantir o fluxo sanguíneo.
Por g1 PB