Deputada Camila Toscano/ Foto: Mais PB
A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) destacou, ontem dia 27, o problemas que os paraibanos terão, principalmente os agricultores, com a extinção da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) pelo Governo do Estado por meio da Medida Provisória 275/2019. Segundo a parlamentar, existe uma série de questionamentos e dúvidas sobre a decisão de extinguir a Empasa não explicadas pelo Poder Executivo. A parlamentar teme que a decisão prejudique diretamente o homem do campo e a população que vive nos grandes centros com o desabastecimento de alimentos.
“A extinção da Empasa pode gerar uma série de prejuízos para os paraibanos como o desabastecimento de produtos agrícolas causado com o fim das Ceasas de João Pessoa, Campina Grande e Patos, afetando diretamente os produtores rurais. Isso tudo precisa de uma explicação do Governo do Estado que até o momento não revelou as reais intenções de extinguir a empresa”, destacou a deputada.
Outra preocupação demonstrada pela parlamentar é quanto aos servidores da Empasa, alguns com mais de 40 anos de trabalho. Segundo ela, os servidores tem o regime trabalhista celetista e portanto, não podem ser absorvidos por outros órgãos do Estado, como defende a MP 275. “É preciso observar tudo isso antes de apenas extinguir a empresa que presta relevantes servidos aos paraibanos”, observou.
Para o vice-presidente da Associação dos Funcionários da Empasa (Assempasa), José Humberto de Sousa Freitas, a situação, tanto da empresa, como dos agricultores e dos funcionários é preocupante. “Temos que debater essa situação com o Governo do Estado, mas eles não nos recebe. Seria interessante participarmos e colocarmos esse tema na audiência pública que vai acontecer na Assembleia Legislativa no dia 7 de março”, disse, acompanhado por Luiz Carlos Matos e Rilva Lúcia Pereira, integrantes da Assempasa.
A deputada Camila Toscano disse que levará o problema da Empasa para o debate na audiência pública que também vai discutir a extinção da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba S/A (Emepa), e do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba – (Interpa).
Com Blog do Chico Soares
Ministério Público da Paraíba requisitou, nesta terça-feira (13), que a Prefeitura Municipal de Campina Grande…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…
Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…
Uma cena chamou atenção de moradores do município de Riacho dos Cavalos, Sertão da Paraíba…
Uma mulher foi morta a tiros na manhã desta terça-feira (13), na zona rural de…
Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a…