Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquePolítica

Alexandre de Moraes proíbe publicação de entrevistas de Bolsonaro nas redes sociais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu ampliar as restrições impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A nova determinação proíbe a publicação e republicação de entrevistas concedidas por Bolsonaro em qualquer rede social. A diligência inclui transmissões ao vivo, trechos em vídeo ou áudio e até mesmo transcrições, ainda que feitas por terceiros. A decisão foi publicada nessa segunda-feira (21).

De acordo com o despacho, a medida vale para perfis de aliados, veículos de imprensa ou qualquer outra pessoa que utilize as redes sociais como meio de veiculação. Moraes destacou que o uso dessas plataformas, mesmo por intermédio de terceiros, configura tentativa de burlar as restrições judiciais. O descumprimento pode levar à revogação das medidas atuais e à decretação imediata da prisão de Bolsonaro.

A decisão reforça as medidas cautelares impostas na última sexta-feira (18), que incluíam a proibição de Bolsonaro usar redes sociais, diretamente ou por meio de outras pessoas. Agora, o ministro deixa claro que isso também se aplica à republicação de conteúdos derivados de entrevistas, o que impede que o ex-presidente tenha suas falas divulgadas mesmo sem postar pessoalmente.

Diante da nova ordem, o Partido Liberal cancelou uma entrevista coletiva que teria a participação de Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira. A decisão foi tomada após a equipe jurídica do partido avaliar que a veiculação do evento nas redes sociais poderia violar as determinações do Supremo.

As restrições fazem parte de um inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Bolsonaro já cumpre outras medidas, como o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno e proibição de contato com outros investigados, diplomatas e autoridades estrangeiras.

Redação

Recent Posts

Turista é mordida por tubarão em Fernando de Noronha

Uma turista identificada como Tayane Dalazen, de 36 anos e residente em São Paulo, foi…

1 dia ago

Bebê morre sufocado em Campina Grande; polícia investiga o caso

Um bebê de apenas 1 mês e seis dias morreu na madrugada desta sexta-feira (9),…

1 dia ago

Uma pessoa morre e outras quatro ficam feridas em acidente na divisa entre Paraíba e Pernambuco

No início da tarde desta sexta-feira (9), um grave acidente deixou uma pessoa morta e…

1 dia ago

Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de…

1 dia ago

Saúde de Bolsonaro faz Eduardo aumentar pressão por nova sanção a Moraes

Aliados do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retomaram a atuação nos EUA para que o…

1 dia ago

Homem é preso pela quarta vez após sequestrar turistas na Paraíba

A Polícia Militar prendeu, pela quarta vez, um homem que usava tornozeleira eletrônica suspeito de…

1 dia ago