Foi realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) , na última quarta-feira (12), uma Sessão Especial para debater os projetos de rotas culturais “Caminhos do Frio” e “Raízes do Brejo”. De autoria do deputado estadual Lindolfo Pires, a propositura discutiu os mecanismos de enfrentamento das dificuldades e desafios para realização dos dois programas turísticos do interior do estado.
O parlamentar frisa que a divulgação das rotas culturais é importante para expandir o desenvolvimento econômico estadual a partir do turismo na região do brejo. “São dois projetos já consolidados, mostrando que a Paraíba tem muito mais que apenas o litoral para mostrar aos turistas que nos visitam. As riquezas, a gastronomia e a cultura do brejo são apresentados durante esses programas e, daí por que nós queremos colocar definitivamente no calendário turístico do nosso estado”, destaca.
Representando a região do Brejo,a deputada estadual Camila Toscano enfatizou a relevância das rotas para a valorização da produção e do comércio local. “Eu sei o quanto esses programas são fundamentais para a economia e turismo da região, e, sobretudo, para autoestima do nosso povo porque quando os prefeitos fazem o ‘Raízes do Brejo’, por exemplo, eles não colocam apenas festas e palcos, mas também incentivam a população a produzir e comercializar justamente aquilo que existe na nossa terra”, pontuou.
Já o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba ressaltou que a ocasião representa o bom momento em relação ao turismo no estado. “Temos apoiado a realização desses eventos desde o início, auxiliando na infraestrutura, promoção e amplitude que tem essa divulgação, juntamente com a PBTur. Além disso, eu, particularmente, fui visitar e ver de perto todo o efeito positivo que é a população, a sociedade e a região toda inserida e abraçando os projetos que, agora, precisam ter a dimensão nacional que merecem”, concluiu.
Participaram da Sessão Especial a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino; prefeita de Duas Estradas, Joyce Renally; o presidente do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, Sergerson Silvestre; a gestora de turismo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Paraíba (Sebrae-PB), Regina Amorim; e o secretário de Cultura e Turismo de Bananeiras, Eduardo Guimarães.
Redação com Ascom
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…
Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…
Uma cena chamou atenção de moradores do município de Riacho dos Cavalos, Sertão da Paraíba…
Uma mulher foi morta a tiros na manhã desta terça-feira (13), na zona rural de…
Uma decisão do desembargador João Benedito, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), manteve a…
A defesa de Jair Bolsonaro (PL) apresentou um novo recurso ao STF (Supremo Tribunal Federal)…