Nos próximos dias, muitos brasileiros vão curtir o carnaval e passar horas e mais horas nos blocos. Entretanto, antes de ir para a folia, é importante cuidar da alimentação e reforçar os nutrientes no intuito de aguentar muito tempo em pé no meio da multidão.
A nutricionista Dêmia Veiga, especialista em Nutrição Clínica e docente do curso de Nutrição da UNINASSAU Campina Grande, recomenda o consumo de boas fontes de carboidratos e hidratação constante. “Água, sucos e frutas vão ajudar os foliões a resistirem a muitas horas de festa no calor. Também é importante evitar comidas excessivamente gordurosas, pois são de difícil digestão”, explica.
Dêmia ainda lembra que, nas ruas, as opções de comidas saudáveis são poucas. Porém, alguns alimentos ricos em proteína, gordura e carboidratos podem ser levados pelo folião. “Sanduíches naturais, milho cozido, castanhas e frutas são alternativas para o decorrer do dia”.
Já para os foliões que vão consumir bebida alcoólica, a nutricionista alerta para uma alimentação reforçada com o intuito de não sentir ressaca ou ter efeitos mais graves, como um coma alcoólico. “A preparação para o carnaval começa com a refeição antes de sair para o bloco e termina ao chegar em casa. Após o consumo, é importante incluir ovos e couve em preparações como omeletes, sanduíches e sucos. Eles auxiliam a metabolizar o álcool e reduzir os efeitos no dia seguinte”, pontua a nutricionista.
Assessoria