A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) indicou nesta quarta-feira (13) a autorização da aplicação da vacina CoronaVac em crianças de 3 a 5 anos.
Por maioria simples, três diretores da agência já deram voto favorável à autorização da aplicação: Alex Campos, Meiruze Freitas e Rômison Mota. Apesar disso, a votação continua e pode ser suspensa caso os dois últimos diretores da Diretoria Colegiada da Anvisa peçam vistas.
Veja, abaixo, seis pontos de destaque da indicação:
- CoronaVac deve ser liberada para crianças a partir de 3 anos
- Não pode ser aplicada imunossuprimidos, que são pessoas com baixa imunidade
- Imunização será em duas doses aplicadas em intervalo de 28 dias
- Vacina é a mesma usada em adultos, sem adaptação de versão pediátrica
- Anvisa não determinou quando começa a vacinação: distribuição de doses, cronograma e alteração de planos dependem dos estados e do Ministério da Saúde.
- Votação ainda está acontecendo e ficaria suspensa caso haja pedido de vistas
A decisão foi tomada após a análise de um pedido apresentado pelo Instituto Butantan em 11 de março para liberação do imunizante contra a Covid-19 para essa faixa etária.
A Coronavac está autorizada para uso emergencial no Brasil desde o dia 17 de janeiro de 2021, mas foi somente em janeiro de 2022 que a agência regulatória autorizou a ampliação do uso da vacina para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de idade.
Agora, com essa nova aprovação da Anvisa, o imunizante pode ser aplicado em crianças a partir de 3 anos, mas não naquelas imunossuprimidas, que são pessoas com baixa imunidade.
Paraíba.com.br










