Após morte de jovem, Leona se recupera e é devolvida para recinto na Bica, em João Pessoa

O Parque divulgou um vídeo nas redes sociais em que mostra Leona retornando para sua área de permanência.

Publicado: 04/12/2025

Foto: Reprodução



Após a morte do jovem Gerson de Melo Machado, de 19 anos, ocorrida no último domingo (30), a leoa Leona, do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), se recuperou e foi devolvida nesta quinta-feira (4) para seu recinto, em João Pessoa.

O Parque divulgou um vídeo nas redes sociais em que mostra Leona retornando para sua área de permanência. Na gravação, é possível observar que a leoa caminha devagar pelo recinto enquanto observa todo o local.

“Leona está, aos poucos, voltando ao seu recinto. Chegou devagar, observou cada detalhe e foi acolhida no espaço que é dela. Todo o processo segue acompanhado pela equipe com cuidado e tranquilidade”, diz o texto da publicação. Veja:

Após o episódio, Leona ficou sob os cuidados da equipe do Parque, já que apresentou um quadro de estresse, sendo devolvida hoje (4) ao seu lar.

Relembre o caso

Foto: Reprodução

Gerson de Melo Machado, de 19 anos, invadiu a jaula da leoa na manhã do último domingo (30). Como trouxe o ClickPB, ele ultrapassou um muro com mais de seis metros de comprimento e passou pela grade de proteção que fica acima do recinto do animal.

Ao passar pela grade, Gerson desceu até a jaula em uma árvore, quando foi atacado pela leoa Leona, que agiu por instinto. O jovem chegou a se defender, mas não conseguiu escapar do animal.

O ataque foi visto e filmado por visitantes da Bica, que estava aberta no momento. Gerson foi encontrado sem vida e com marcas de ferimentos provocados pelo ataque da leoa.

De acordo com laudo divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML) de João Pessoa, a morte de Gerson ocorreu por choque hemorrágico após perfuração de vasos cervicais (veias e artérias do pescoço), o que indicou uma mordida da leoa no pescoço do jovem, a causa da morte.

O caso repercutiu em todo o Brasil. Gerson de Melo tinha transtornos mentais e estava sem tratamento. Ele tinha apego por leões e já teria tentado viajar escondido no trem de pouso de um avião com intenção de chegar à África.

Ontem (3), em entrevista à Arapuan FM, o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, disse que a Bica será reaberta nos próximos dez dias.

Com ClickPB



COMPARTILHE AGORA



OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo