Após ser suspensa devido a problemas administrativos e orçamentários, a operação ‘carro-pipa’ deve voltar a normalidade o mais breve possível, após o Governo Lula realizar a descentralização de recursos. A informação foi divulgada nesta terça-feira (26) pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio de nota oficial.
O órgão detalhou “que descentralizou nesta terça-feira, 26 de novembro, o valor de R$ 38.096.775,00 para o Exército Brasileiro, para realização dos pagamentos da Operação Carro Pipa, que leva água potável para municípios localizados na região semiárida do Nordeste”.
Com isso, os quase 300 mil paraibanos que estavam começando a ser afetados com a iminente suspensão dos carros-pipa voltam a ter acesso completo ao abastecimento. São ao todo 70 municípios beneficiados com a operação no estado.
Sobre a operação carro-pipa
A Operação Carro-pipa foi criada em 2012 e atende 244 municípios na região do semiárido nordestino em situação de emergência ou calamidade pública com reconhecimento da Defesa Civil Nacional.
A ação emergencial é coordenada pelo MIDR e pelo Exército com o objetivo de garantir o acesso à água potável em municípios que sofrem com a escassez hídrica, um problema recorrente nessa região do País.
Segundo o governo, de 2023 a 2024, mais de 500 municípios foram atendidos. Atualmente, a operação abastece cerca de 34 mil cisternas coletivas, proporcionando acesso à água potável mensalmente para mais de 1,5 milhão de pessoas.
Apenas janeiro a agosto deste ano, foram transportados 12 milhões de litros de água para essas comunidades, reforçando o papel da operação na mitigação dos efeitos da seca.