A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou um aumento após seis meses, conforme aponta a pesquisa Latam Pulse, realizada pelo instituto AtlasIntel. O levantamento revela que 47,3% dos brasileiros aprovam o governo do petista, alcançando o maior patamar do ano, com um crescimento de dois pontos percentuais. Em contrapartida, a desaprovação caiu na mesma proporção, mas ainda permanece acima da aprovação, reduzindo de 53,7% para 51,8%.
A avaliação do governo segue uma tendência semelhante. A maioria dos entrevistados (51,2%) ainda considera a gestão de Lula ruim ou péssima, embora esse número tenha registrado uma leve queda, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Por outro lado, 41,6% avaliam seu governo como ótimo ou bom, e 7,2% o consideram regular.
Entre os aspectos positivos mais citados pelos participantes da pesquisa, destacaram-se a “gratuidade para todos os medicamentos e itens do Farmácia Popular” e a “isenção de Imposto de Renda para pessoas com renda mensal abaixo de 5 mil reais”. Já os principais pontos negativos incluem o “imposto sobre compras de até 50 dólares em sites internacionais” e a “cota de emprego para detentos em regime semiaberto ou ex-detentos em licitações públicas”.
A pesquisa foi conduzida com 2.621 pessoas, por meio de um recrutamento digital aleatório, entre os dias 27 e 30 de junho, com uma margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Com Informações da Veja