Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquePolítica

Aquino Leite é reeleito presidente do Consórcio de Resíduos sólidos da Borborema. Gestores discutiram construção de Aterro Sanitário

O prefeito de Alagoa Nova, Aquino Leite(PSDB), foi reeleito presidente da mesa diretora do Consórcio de Resíduos sólidos da Borborema, que reúne gestores dos municípios polarizados e discute soluções para o tratamento dos resíduos sólidos. Aquino já ocupava a presidência do Consórcio, e foi reeleito durante uma reunião ocorrida nesta terça-feira(29), no gabinete da Prefeitura Municipal de Remígio.

Estiveram presentes na reuniões os gestores dos municípios de Remígio, Alagoa Nova, Matinhas, Barra de Santa Rosa e Algodão de Jandaíra. Aquino destacou que na reunião foram realizadas algumas deliberações, quanto às mudanças no Estatuto do Consórcio, para ajustar algumas cláusulas à realidade local.

O gestor destacou que foi definido na reunião que será definido um terreno, entre os municípios que compõem um consórcio, para a construção de um aterro sanitário, e atenda á demanda destas cidades. Aquino diz que ainda não se tem definido, mas que se ventilou a possibilidade de construir nas proximidades dos municípios de Algodão de Jandaíra, Remígio e Barra de Santa Rosa.

“Ficou uma equipe técnica responsável para buscar três opções que sejam viáveis, e a Sudema que faça uma vistoria na área. Porque nós precisamos da autorização, porque o consórcio não vai comprar um terreno sem ter a certeza que a Sudema vai autorizar”, explica o prefeito de Alagoa Nova.

Leite também anunciou que vai solicitar uma audiência com o presidente da Famup(Federação das Associações dos Municípios da Paraíba), George Coelho, para discutir as políticas de tratamento aos resíduos sólidos. O representante da Famup já está em contato com o Ministério Público da Paraíba, buscando tecnologias alternativas para pôr fim à problemática dos lixões no estado.

“O Ministério Público tem convocado os prefeitos, para assinar um TAC(Termo de Ajustamento de Conduta), com o compromisso de pôr a esse problema dos resíduos sólidos”, completou.

POLÍTICAS EM ALAGOA NOVA

Aquino diz que o trabalho em Alagoa Nova tem se baseado nas deliberações do Consórcio, mas que atualmente vem adotando diante do que já vinha sendo desenvolvido. Segundo ele, ao assumir o município, já vinha com uma política de construir um aterro sanitário em um terreno no local.

“Mas as especificações técnicas estão longe de um aterro, e a gente precisa se adequar, e é o que estamos buscando”, finalizou Aquino Leite.

Redação

Redação

Recent Posts

Turista é mordida por tubarão em Fernando de Noronha

Uma turista identificada como Tayane Dalazen, de 36 anos e residente em São Paulo, foi…

2 dias ago

Bebê morre sufocado em Campina Grande; polícia investiga o caso

Um bebê de apenas 1 mês e seis dias morreu na madrugada desta sexta-feira (9),…

2 dias ago

Uma pessoa morre e outras quatro ficam feridas em acidente na divisa entre Paraíba e Pernambuco

No início da tarde desta sexta-feira (9), um grave acidente deixou uma pessoa morta e…

2 dias ago

Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de…

2 dias ago

Saúde de Bolsonaro faz Eduardo aumentar pressão por nova sanção a Moraes

Aliados do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retomaram a atuação nos EUA para que o…

2 dias ago

Homem é preso pela quarta vez após sequestrar turistas na Paraíba

A Polícia Militar prendeu, pela quarta vez, um homem que usava tornozeleira eletrônica suspeito de…

2 dias ago