Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Arte e Tradição: painel pintado por artista campinense retrata São João de Campina Grande e nova ligação entre Parque do Povo e Evaldo Cruz

A pintura será apresentada nesta segunda-feira, dia 27, durante a entrega da primeira etapa de reforma do Parque Evaldo Cruz, pela Prefeitura de Campina Grande.

Publicado: 27/05/2024

FOTO: REPRODUÇÃO

A edição d’O Maior São João do Mundo, em Campina Grande, tem mais uma novidade, um painel de 4m X 2m, pintado pela artista visual Thaynara Negreiros, conhecida por Thaynha. A pintura será apresentada nesta segunda-feira, dia 27, durante a entrega da primeira etapa de reforma do Parque Evaldo Cruz, pela Prefeitura de Campina Grande.

O painel, com iluminação própria, destaca a nova ligação entre o Parque do Povo e o Evaldo Cruz. A pintura apresenta duas figuras femininas, cada uma representando um dos parques, em uma simetria equilibrada por um portal central, simbolizando o túnel que interligará os dois parques. Também terá representações tradicionais da festa, como fogueira, fogos de artifício e bandeirolas.

A obra é um presente da construtora Engemat, responsável pela reforma do local. Luiza Brasileiro, gerente de marketing da construtora, explicou que apesar da empresa ser alagoana, seu fundador, Virgílio Brasileiro, nasceu em Campina Grande, e ao ganhar à licitação da reforma e ampliação do Parque Evaldo Cruz, a equipe da Engemat ficou extremamente feliz em retomar as origens, e logo veio à ideia de fazer algo mais, pois o antigo Parque do Açude Novo era um espaço em que o próprio presidente teve momentos de lazer na infância.

“A gente pensou o que mais a construtora podia fazer para o São João de Campina Grande, e então com informações de parentes e amigos que nos falaram sobre a cultura da cidade, pensamos em uma obra que ficasse como marco para os campinenses, e ai veio o pensamento do projeto da ilustração, que retratasse o São João de Campina Grande e essa nova ligação entre o Parque do Povo e o Parque Evaldo Cruz” explicou Luiza.

Sobre a escolha da artista, Luiza disse que ela fez uma busca por artistas campinenses e encontrou Thaynha pelo X (antigo twitter). “Queríamos alguém que entendesse a cultura local e que pudesse dar vida a essa nova conexão entre os parques. Thaynha trouxe isso com sua visão única e seu talento inegável. Encontrar a artista após uma postagem sua no X, em que falava sobre a vontade de ter sua arte n’O Maior São João do Mundo foi mesmo um achado,” disse Luiza.

A artista Thaynha comentou sobre a oportunidade de expor sua arte no Parque do Povo. ‘É um sonho realizado poder mostrar meu trabalho nesta festa. É gratificante ver a arte urbana, que é diretamente popular, sendo valorizada em um evento tão importante,” revela.

Ainda sobre a pintura, Luiza Brasileiro, da Engemat, diz que o painel conta também com a inscrição “O Maior São João do Mundo Todim”, juntamente com os anos 1983 e 2024, celebrando a longevidade e a importância do evento, apontando para um legado de mais de 40 anos de festa.

Luiza também comunicou que ao final dos 33 dias de festa, a Engemat irá leiloar o painel. “Vamos leiloar o trabalho e estamos definindo se a renda será revertida para uma instituição de caridade local ou para um projeto cultural da cidade que desenvolva artistas, pintores, designers gráficos e grafiteiros, ou seja, uma instituição que trabalhe com pintura e educação”, informou.

ENGEMAT

Com mais de 30 anos de história, a Construtora Engemat, foi fundada pelo campinense Virgílio Brasileiro. Atuando em vários estados do Brasil, a empresa retorna às suas raízes com este projeto. “É muito emocionante ver a empresa retornar às suas raízes com este projeto, essa reconexão com Campina Grande, uma cidade cheia de memórias para o nosso fundador,” compartilha a gerente de marketing da construtora Luiza Brasileiro.

Ela comentou que a Engemat espera que esta iniciativa inspire mais projetos artísticos na cidade. “Queremos ver essa proposta crescer, abraçando outros artistas e explorando o melhor da cultura local,” declarou.

Virgílio Brasileiro se mudou para Maceió – AL em 1976 onde atuou como engenheiro em uma construtora no estado e em 1992 fundou a Engemat, que hoje é considerada a 6ª maior construtora do Nordeste e a 1ª em Alagoas.

Com assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS