Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Assembleia discute regularização da distribuição de água em Areial e Montadas

Solicitada pela deputada Silvia Benjamin, a audiência aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Areial e contou com a presença dos deputados Chió, Fábio Ramalho e Sargento Neto.

Publicado: 04/08/2023

FOTO: REPRODUÇÃO

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (3) audiência pública com o intuito de debater a regularização da distribuição de água nos municípios de Areial e Montadas e solicitar que o abastecimento seja feito de forma diária através da adutora emergencial. Solicitada pela deputada Silvia Benjamin, a audiência aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Areial e contou com a presença dos deputados Chió, Fábio Ramalho e Sargento Neto.

Autora da proposta de realização da audiência, a deputada Silvia Benjamin destaca que o Governador do Estado da Paraíba, João Azevedo, o prefeito de Areial, Adelson Benjamin e o Prefeito de Montadas, Jonas de Souza, através de termo de cooperação técnica, inauguraram em 2021 o início do bombeamento da água da adutora emergencial para os respectivos municípios. Segundo ela, a obra, que é considerada uma das mais importantes de para a população daquela região, conseguiu resolver um problema antigo e que parecia não ter fim, especialmente nos meses de estiagem: a falta d’água nas torneiras.

A parlamentar acredita que os debates iniciados nesta quinta-feira foram fundamentais para unir forças entre os municípios, a Cagepa e a Assembleia Legislativa da Paraíba. “Há 10 anos tivemos um problema muito grave de falta de água em Areial. Na época, foi feita uma adutora emergencial, ligando a adutora de São Sebastião de Lagoa de Roça até Areial, que seguiu para Montadas também, em 2021. Mas, infelizmente, a ação não foi capaz de solucionar o problema definitivamente e, por isso, convidamos representantes da Cagepa, bem como a população, para acharmos uma solução definitiva para todos”, explicou a deputada.

Para o deputado Sargento Neto, reunir a população e os representantes do poder público em uma audiência proposta pela Assembleia, ajudou a definir as necessidades dos municípios e as formas possíveis de solucionar os problemas de falta de água na região.

“As pessoas pagam pela água e têm o direito de receber o serviço da melhor maneira possível. Hoje, a situação não está boa, mas, hoje, conseguimos formular algumas propostas e encaminhamentos para dar uma resposta positiva, em breve, para toda a população”, resumiu o deputado.

Representando o Poder Executivo Estadual, o gerente regional da Cagepa Borborema, Lucílio Vieira, avaliou a audiência itinerante realizada pela Assembleia como um momento histórico no qual a Cagepa dialoga diretamente com a população e chefes do Executivo das cidades de Areial e Montadas. Lucílio explicou que, atualmente, o abastecimento de água nos dois municípios funciona através de sistemas integrados que vem a partir de São Sebastião de Lagoa de Roça, de maneira emergencial, abastecendo ambos os municípios com 2 dias apenas de abastecimento.

“O que vai trazer a segurança hídrica para esses municípios é a doutora de Nova Camará, que está em execução, com previsão de conclusão para o início do próximo ano. Será quando a população de Areal e Montadas vai ter a segurança hídrica”, argumentou.

O prefeito da cidade de Areial, Adelson Benjamin aproveitou a oportunidade para agradecer ao presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino, pela realização da audiência itinerante do município com o intuito de debater um tema tão relevante para a população. “Graças ao presidente da Assembleia estamos com o Poder Legislativo estadual aqui em nosso município. É um momento inédito e estamos aqui para tratar de um assunto tão importante, esse líquido tão precioso que é a água”, declarou o gestor.

Na oportunidade, o chefe do Executivo de Areial destacou ainda que graças a proposta apresentada pela deputada Silvia Benjamin, está sendo possível colocar a população frente a frente com a Cagepa para apresentar suas demandas. “Foi um trabalho conjunto nosso, da deputada Sílvia, do deputado Adriano Galdino e de todos que fazem Areial e Montadas. O governador do Estado também nos ajudou bastante e hoje nós conseguimos trazer essa adutora para atender essas duas cidades. Então, é um momento ímpar e de agradecimento “, comemorou o prefeito Adelson.

Com o trabalho em conjunto, o prefeito do município de Montadas, Jonas de Souza, acredita que, em breve, estará comemorando a regularização da água nas torneiras de todas as casas da cidade, nos sete dias da semana.

“Fizemos um esforço muito grande para garantir água nas torneiras de toda a população, investimos em equipamentos, mão-de-obra e treinamentos e parte da tubulação. Hoje, Montadas tem água duas vezes por semana – na quarta e na quinta – mas com o apoio da Cagepa, esperamos que a cidade possa ter água todos os dias da semana”, comentou.

Nos próximos dias, a Cagepa vai iniciar a fase de teste da adutora Nova Camará, que beneficiará Areial, Montadas e mais dez municípios do brejo paraibano.

Assessoria/ALPB

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS