Um avião comercial com 15 pessoas a bordo caiu no norte da Colômbia nesta quarta-feira (28), enquanto voava entre as cidades de Cúcuta e Ocaña, próximas à fronteira com a Venezuela, informou a companhia aérea estatal Satena em comunicado oficial.
Assista:
A aeronave envolvida no incidente é um Beechcraft 1900, de matrícula HK-4709, operado pela empresa SEARCA para a Satena. O bimotor, com capacidade para até 19 passageiros, levava 13 passageiros e dois tripulantes quando perdeu contato com o controle de tráfego aéreo.
De acordo com a companhia e autoridades aeronáuticas da Colômbia, o voo NSE 8849 partiu do aeroporto Camilo Daza, em Cúcuta, às 11h42 (hora local), com previsão de aterrissagem no aeroporto Aguas Claras, em Ocaña, às 12h05.

O último sinal de comunicação foi registrado às 11h54, enquanto o avião sobrevoava uma área montanhosa entre municípios como La Playa de Belén e Hacarí, no departamento de Norte de Santander.
As autoridades colombianas ativaram imediatamente protocolos de busca e resgate e montaram um Puesto de Mando Unificado (PMU) para coordenar as operações em conjunto com a Força Aeroespacial Colombiana e a Autoridade de Aeronáutica Civil, diante da perda de contato em uma região de difícil acesso. Não há sobreviventes, de acordo com informações das autoridades da PMU.

“A SATENA mobilizou todos os recursos disponíveis, em coordenação com o Centro de Comando e Controle da Força Aeroespacial Colombiana e a Diretoria de Investigação Técnica e de Acidentes da Autoridade de Aeronáutica Civil, para realizar as buscas pela aeronave. Além disso, a linha telefônica (601) 919 3333 foi disponibilizada para que os familiares dos passageiros recebam informações oficiais”, disse a companhia aérea em nota.










