Avião com 55 pessoas faz pouso de emergência em praia

Um avião com 55 pessoas a bordo fez um pouso de emergência em uma praia de Mogadíscio (Somália) nesta terça (10).

Publicado: 11/02/2026

Foto: Reprodução



Na manhã desta terça-feira (10) um susto marcou a aviação na Somália. Uma aeronave da Starsky Aviation, que havia acabado de decolar do Aeroporto Internacional Aden Adde com destino a Galkayo, precisou realizar um pouso de emergência nas águas rasas do Oceano Índico, em uma praia adjacente à pista.

Apesar da gravidade da situação, o desfecho foi heróico: todos os 55 passageiros e tripulantes foram resgatados com vida e sem ferimentos graves pela Autoridade de Aviação Civil da Somália (SCAA).

Até o momento não há informações precisas sobre a falha que teria provocado a necessidade de um pouso de emergência. SCAA iniciou uma investigação oficial para apurar as causas do acidente.

A situação técnica exata que levou à falha ainda permanece sob sigilo. A SCAA iniciou uma investigação oficial para apurar as causas do acidente.

Relatórios iniciais apontam para uma “falha não especificada” logo após a decolagem. No entanto, a análise dos dados de voo e gravações de cabine deve ser concluída nos próximos dias. Até o momento, não há indícios de terrorismo, interferência externa ou colisão com aves (bird strike).

As Circunstâncias do Incidente

A aeronave, de matrícula 6O-YAS, apresentou uma falha técnica logo após a decolagem. Segundo informações preliminares, o piloto declarou emergência e tentou retornar imediatamente ao aeroporto de Mogadíscio.

No entanto, durante a tentativa de pouso, o comandante perdeu o controle da aeronave na pista, o que forçou o avião a sair da área pavimentada e parar nas águas rasas da praia vizinha. O diretor da SCAA, Ahmed Moalim Hassan, elogiou publicamente a manobra do piloto, que evitou uma catástrofe maior.

Fonte: ClickPB



COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

×
Rolar para o topo
Ativar Notificações OK Não, obrigado.