Balanço do Outubro Rosa é destaque em Umbuzeiro

Publicado: 03/11/2017



Campanha Outubro Rosa / Foto: Divulgação Prefeitura Municipal

A prevenção é uma das principais armas de combate ao Câncer de Mama e do Colo de Útero. Por isso, no Outubro Rosa, a Prefeitura Municipal de Umbuzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Centro de Referência de Assistência Social – CRAS intensificou suas ações para população feminina. Foram realizadas ações do Outubro Rosa durante todo o mês em todas as Unidades de Saúde da Família do município e Atendimentos na Casa de Saúde.

No mês de outubro foram mobilizadas mulheres em todas as localidades e ao final a secretaria registrou:

• 300 atendimentos nos dias do evento nas Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSF (Dorothy Soares de Moura, Alecrim, Mata Virgem, Matinadas e Picadas) com realização de palestras educativas sobre Prevenção de Câncer, exames de mama, aferição de pressão, distribuição de camisinhas, atendimentos médicos, enfermagem, dentistas, fisioterapeutas, nutricionista, psicóloga e fonoaudióloga;
• 73 Mamografias na Unidade Móvel SOS MAMAS;
• 79 Ultrassonografias (Mama, Endovaginal, Transvaginal e Obstétrica) na Casa de Saúde;
• 200 Exames Citológicos nas Unidades de Saúde da Família;
• 100 Exames Laboratoriais na Casa de Saúde;
• Em parceria com o CRAS foi realizado o momento da BELEZA com 430 atendimentos entre corte de cabelo, sobrancelhas e unhas, deixando nossas mulheres mais bonitas e com a melhora da autoestima.

Fernanda Moraes, secretária de saúde, falou: “Nossa saúde depende das decisões que tomamos. Por isso, nós temos que ter atitude para fazer os exames preventivos de mama e papanicolau. Muitas mulheres procuram atendimento apenas quando já estão doentes. Isso precisa mudar. Quanto mais cedo a paciente detectar a doença, maiores são as chances de cura. Precisamos reservar alguns minutinhos do dia para cuidar da saúde”.

No Outubro Rosa para as mamães, 30 gestantes em um momento lindo e único, realizaram Ultrassonografia Manual (Desenho do bebê na barriga da mãe) com as residentes enfermeiras de obstetrícias do IMIP especializadas em Saúde da Mulher, também houve o momento de Educação em Saúde com Palestras sobre: a Importância da Amamentação na Prevenção de Cancêr. Palestrante Enfermeira Millena, Alimentação Saudável na Gestação. Palestrante Nutricionista Bruna, Palestra sobre Depressão Pós Parto. Palestrante Psicóloga Fabrícia, realização de Exercícios Laborais para Alívio de Dores na Gestação. Palestrante Fisioterapeuta Daniele, Entrega de repelentes para prevenção da picada do mosquito do Aedes Aegypti e Sorteio de Kits com equipe do CRAS.

“As equipes de saúde são capacitadas e realizam o pré-natal com agendamento nas UBSF todas semana, é um exame muito importante para garantir uma gravidez saudável”. Completou Fernanda. Lembrando que agora os recém-nascidos poderão ter como naturalidade na certidão de nascimento o município onde mora a mãe, mesmo que o parto tenha ocorrido em um local diferente, a exemplo Campina Grande. “Então mamães registrem seus bebês como natural de UMBUZEIRO, esse é um direito de todos”.

 

Da Redação com Assessoria de Comunicação.



COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

×
Rolar para o topo
Ativar Notificações OK Não, obrigado.