Cabo Gilberto é escolhido novo líder da oposição na Câmara, a partir de 2026

Atualmente vice-líder da oposição, Cabo Gilberto promete comandar a linha de enfrentamento ao governo Lula, alinhado às alas mais radicais do bolsonarismo.

Publicado: 27/11/2025

Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados



O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB) confirmou, nesta quinta-feira (27), que assumirá a liderança da oposição na Câmara dos Deputados em 2026, ano eleitoral marcado por intensa instabilidade política, com Bolsonaro preso, a direita fragmentada e o PL pressionado por sua base.

Segundo o parlamentar, seu nome surgiu como consenso dentro da bancada, com assinaturas já reunidas. A oficialização será feita pelo atual líder da oposição, Luciano Zucco, com participação de lideranças nacionais do PL.

Atualmente vice-líder da oposição, Cabo Gilberto promete comandar a linha de enfrentamento ao governo Lula, alinhado às alas mais radicais do bolsonarismo, especialmente diante da pressão por votação da anistia, tema que o Congresso ainda adia.

Em entrevista, ele criticou o presidente da Câmara, Hugo Motta, por não colocar a pauta em votação: “Chega na reunião e os líderes ficam fazendo o copo mole, e ele fala: ‘Olha aí, Gilberto, os líderes não querem votar’. A situação dele é desconfortável. Ser presidente da Câmara em um momento de ditadura como essa, onde da Suprema Corte vem chantageando parlamentares e presidentes de partido de forma explícita”, afirmou.

Cabo Gilberto considera a escolha um marco político para a Paraíba e sinaliza que sua atuação será firme na defesa da oposição em um cenário eleitoral complexo.

PB Agora

COMPARTILHE AGORA



OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo