Câmara aprova texto-base de projeto que muda sistema de demarcação de terras indígenas

Dos 12 deputados federais da Paraíba, sete votaram a favor do projeto e apenas três votaram contra. Dois faltaram a sessão.

Publicado: 31/05/2023

FOTO: REPRODUÇÃO



Na terça-feira (30), o plenário da Câmara dos Deputados iniciou o texto-base de um projeto de lei que propõe mudanças no sistema de demarcação de terras indígenas no Brasil. A votação registrou 283 votos aceitos, 155 contrários e uma abstenção. Os deputados estão agora analisando as sugestões de compressão durante a votação.

A base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentou adiar a votação, sem sucesso. A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, esteve no plenário da Câmara durante a votação. A tramitação em urgência para o projeto havia sido aprovada na última quarta-feira (24).

Até o momento, o projeto prevê que a data de 5 de outubro de 1988, ano da promulgação da atual Constituição Federal, como um marco para verificar se a terra em análise é ou não indígena. Além disso, estuda a possibilidade de retomada da terra indígena pela União ou de destinação ao Programa Nacional de Reforma Agrária se houver “alteração dos traços culturais da comunidade ou por outros fatores ocasionados pelo decurso do tempo”.

De acordo com o projeto, fica vedada a ampliação da terra indígena já demarcada e pode haver atividades econômicas em terras indígenas, desde que pela própria comunidade, admitida a cooperação e contratação de terceiros não indígenas.

Saiba como votaram os deputados federais da Paraíba:

Aguinaldo Ribeiro – A Favor

Cb Gilberto Silva – A Favor

Damião Feliciano – Ausente

Gervásio Maia – Contra

Hugo Motta – A Favor

Luiz Couto – Contra

Mersinho Lucena – A Favor

Murilo Galdino – Contra

Romero Rodrigues – A favor

Ruy Carneiro – A favor

Wellington Roberto – A favor

Wilson Santiago –  Ausente

Portal Correio



COMPARTILHE AGORA



OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo
Ativar Notificações OK Não, obrigado.