O religioso passou 14 anos no comando da igreja católica em Montadas
A Câmara Municipal de Cuité (CMC) aprovou, nesta segunda-feira (15), a Medalha de Honra ao Mérito Presidente Oswaldo Venâncio dos Santos, maior honraria do Legislativo cuiteense, ao pároco de Cuité, padre Severino Firmino, pelos relevantes serviços prestados a comunidade cuiteense e ao estado, através da Associação Donos do Amanhã que atende crianças com câncer na Paraíba.
O vereador Rafael Pimenta (Cidadania) destacou que a homenagem ao padre Severino simboliza o reconhecimento dos valores e dos grandes gestos de solidariedades praticados por ele.
Para o vereador Ivan Martins Filho (Cidadania), autor da propositura, a comenda aprovada é uma iniciativa que visa homenagear nosso pároco, um servo de Deus, a serviço do reino, que desde sempre fez a escolha pelos mais pobres.
“Pe. Severino tem uma história muito forte com nossa cidade, tanto na evangelização como na parte social como todo, chegou aqui em fevereiro de 1990 para o estágio pastoral e, em setembro de 1991 foi empossado administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, teve uma brilhante atuação no trabalho voltado para as crianças desnutridas, na época o índice de mortalidade infantil era muito alto, iniciou o projeto de construção de casas populares para famílias carentes que moravam casas de taipa, entre os anos de 1992 a 1995 buscou parceria com amigos da Europa para perfuração de poços artesianos na zona rural de Cuité, reforma completa da Igreja Matriz, no mesmo período ajudou a Fundação Hospitalar Pedro Viana da Costa com doações de lençóis, material de limpeza e aparelho para exames. Em 1998 preocupado com a situação do idosos abandonados, mobilizou a comunidade cuiteense, Câmara Municipal e Prefeitura para instalação da Casa do Idoso Vó Filomena, no ano 2000 iniciou uma reforma na Cadeia Pública, onde foram restaurados banheiros, diretoria e dispensa. No retorno a nossa cidade em 2014, deu continuidade a campanha de arrecadação do leite para a Associação Donos do Amanhã, onde anualmente são entregues milhares de latas de leite para o atendimento a crianças e adolescentes com câncer, além de vários outros serviços oferecidos pela associação, também iniciou juntamente com a Dra. Cristiane Santos, o projeto Mulheres de Peito, buscando o rastreamento precoce do câncer de mama, evitando assim o aumento no número de mortes.
Existe uma frase de frase que marcou a vida de Dom Pedro Casaldáliga ” Na dúvida, fique ao lado dos pobres”, assim fez padre Severino Firmino, desde o início, concluiu o vereador Ivan Filho.
Portal da Serra
A Paraíba registrou um crescimento de 2,9% no volume de serviços entre outubro e novembro…
O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) recebeu nesta terça-feira (13) um grupo de vereadores,…
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do…
O Instituto Butantan está recrutando, a partir desta terça-feira (13), 767 voluntários de 60 a…
A mulher encontrada morta na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, na…
Uma vaquinha solidária foi lançada com o objetivo de arrecadar R$ 20 mil para custear…