Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquePolítica

Campina Grande poderá ter nova maternidade

A cidade de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, poderá ter mais uma maternidade. O anúncio foi feito durante a visita nesta segunda-feira (25) do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Ele anunciou investimentos de R$ 23 milhões no Estado. Quatro municípios foram visitados e providências foram adiantadas.

Mandetta revelou as prioridades na Paraíba, salientou as ações já feitas e as próximas a serem implantadas pelo Governo Federal no Estado. O ministro destacou primeiro a recuperação de várias portarias de habilitação e funcionamento de reconhecimento para poder andar um pouco mais a questão dos leitos de CTI.

“Revisamos toda a parte de reabilitação, que é a pessoa com deficiência que precisa desse serviço. Não podemos esquecer a epidemia de zika que tivemos anos atrás e que afetou muitas famílias no Nordeste”, pontuou.

Ele destacou ainda a implantação do Petscan no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. Em Santa Rita, ele conheceu o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. Em Campina Grande, ele disse que havia liberação específica. Já em Patos, o alvo foi a habilitação do Hospital do Bem, que é o hospital de atendimento ao câncer.

Mandetta nos hospitais – Foto: Codecom CG

Gafe – Indagado sobre a Operação Calvário, que investiga a gestão de saúde na Paraíba, Mandetta confundiu o Comitê Internacional da Cruz Vermelha com a organização social gestora da saúde na Paraíba. Ele afirmou que o Governo Federal deve melhorar os métodos de acompanhamento da atuação das OSs nas instituições hospitalares.

“A gente vê com grande tristeza porque a Cruz Vermelha é uma entidade muito antiga, secular, prestou serviço grande nas guerras por conta da sua credibilidade, por conta das convenções internacionais”, confundiu. Ele disse que os ministérios públicos devem investigar e as pessoas devem ser eventualmente responsabilizadas. Concluiu informando que vão implantar mais estruturas de controle para evitar esses esquemas.

Mandetta no Isea – Foto: Codecom CG

Isea – Ao final da visita em Campina Grande, o ministro reconheceu a importância do Instituto Elpídio de Almeida (Isea). Disse que o hospital tinha uma boa performance da política de partos humanizados, mas identificou a sobrecargas da instituição. O ministro comprovou o atendimento de um grande número de pacientes oriundos de cidades do interior da Paraíba e de outros Estados.

“Consideramos importante a instituição contar com mais equipamentos, habilitação de novos serviços, implantação de UTI intermediária, além do atendimento de outras necessidades”, disse. Mandetta aguardará que o governo municipal faça o devido levantamento e leve estas e outras demandas para análise em Brasília.

Novos equipamentos do Isea – Foto: PBAgora

Nova maternidade – Presente durante a visita à Campina Grande, o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) acompanhou a equipe de recepção. Romero também apelou para que, a curto ou médio prazo, o Ministério da Saúde construa uma nova maternidade na cidade, destinada a fazer o atendimento regional. A prefeitura se dispôs até a ceder um terreno.

Para Romero, o Isea já conta com mais de 60 anos de existência e não tem condições de atender a demanda de vários Estados. “Isto acontece embora o governo municipal já tenha feito ações como a construção de setor para o serviço de partos humanizados, casa da gestante, reconstrução da parte de ambiência, nova UTI neonatal, além de ampliação do número de leitos”, disse Romero.

Ascom

Redação

Recent Posts

Mulher encontrada morta na praia de Intermares é identificada

A mulher encontrada morta na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, na…

1 hora ago

Vaquinha Solidária busca apoio para realização de cirurgia renal de alto custo

Uma vaquinha solidária foi lançada com o objetivo de arrecadar R$ 20 mil para custear…

1 hora ago

Adolescente tem o cabelo sugado por ralo de piscina e fica em estado grave, em João Pessoa

No último domingo (11), uma adolescente de 13 anos ficou gravemente ferida após ter o…

2 horas ago

MPPB abre inquérito para investigar poluição ambiental no Açude Velho, em Campina Grande

Ministério Público da Paraíba requisitou, nesta terça-feira (13), que a Prefeitura Municipal de Campina Grande…

2 horas ago

Lula sanciona Lei do Descongela; entenda medida de benefícios a servidores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…

5 horas ago

Barco com 27 pessoas se parte ao meio e afunda no Rio São Francisco

Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…

5 horas ago