Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquePolítica

CANDIDATURAS LARANJAS: Justiça poderá mudar a composição da Câmara de Campina Grande na próxima semana, diz suplente

Suplente de Vereador em Campina Grande, Bruno Faustino, do PTB. (Foto: Renato Araújo)

A composição da Câmara Municipal de Campina Grande poderá ser mudada na próxima semana. Foi o que disse o suplente de vereador Bruno Faustino, do PTB, em relação ao processo judicial sobre a possível existência de “candidaturas laranjas”, nas eleições para vereador em 2020, aonde Faustino também é um dos autores.

“Houve esse imbróglio nas eleições proporcionais, e Campina Grande já está ciente que nos tribunais eleitorais, algumas ações foram impetradas, para que as candidaturas laranjas e fictícias, formadas em Campina por alguns partidos, sejam descobertas e a justiça seja feita”, disse Faustino.

O ex-vereador diz esperar que os vereadores envolvidos nessa situação, que ele considera fraude e crime eleitoral, sejam afastados imediatamente. Ele explicou que o Ministério Público Eleitoral(MPE) já deu parecer favorável as ações dos candidatos, que se sentiram prejudicados. No mês passado a Justiça deu também parecer favorável, mas os vereadores que seriam afastados conseguiram reverter, através de um mandado de segurança, para adiar a audiência.

“Semana que vem, dia 14(de setembro, terça-feira), haverá uma outra audiência, desta vez de autoria do ex-vereador Pimentel Filho, e possivelmente neste dia poderemos ter novidades nesse processo. São cinco vereadores, que podem perder os seus mandatos, e estão nos seus mandatos de forma irregular, e cinco outros podem entrar”, anunciou o vereador, sobre a audiência marcada pra o início da semana.

Em entrevista ao programa RC Notícias, da Rádio Caturité FM, Bruno explica que os processos envolvem cerca de 94 pessoas e três partidos políticos, e praticamente todos já foram ouvidos pela Justiça. “Não tenho dúvidas de que a decisão será favorável a nossa tese, até porque existem provas contundentes. Mulheres que sequer sabiam que eram candidatas”, denunciou.

“Em pleno século XXI, os partidos utilizando da fragilidade de algumas candidaturas femininas, para privilegiar candidaturas masculinas. Essa decisão da Justiça será pra dar exemplo aos partidos, que ainda tentam burlar o judiciário, que virá uma resposta contundente, e nunca mais enganarão a Justiça eleitoral”, complementou.

Ainda nas explicações do ex-vereador, muitos presidentes de partidos utilizaram a cota de 30% de mulheres candidatas, para muitas delas servirem de “escada” para candidatos de mais votos. “Teve partido que colocou até a secretária do partido pra sair candidata, sem ela nem saber que era candidata, de forma fictícia”, exemplificou.

Redação

Redação

Recent Posts

Mulher encontrada morta na praia de Intermares é identificada

A mulher encontrada morta na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, na…

29 minutos ago

Vaquinha Solidária busca apoio para realização de cirurgia renal de alto custo

Uma vaquinha solidária foi lançada com o objetivo de arrecadar R$ 20 mil para custear…

37 minutos ago

Adolescente tem o cabelo sugado por ralo de piscina e fica em estado grave, em João Pessoa

No último domingo (11), uma adolescente de 13 anos ficou gravemente ferida após ter o…

1 hora ago

MPPB abre inquérito para investigar poluição ambiental no Açude Velho, em Campina Grande

Ministério Público da Paraíba requisitou, nesta terça-feira (13), que a Prefeitura Municipal de Campina Grande…

1 hora ago

Lula sanciona Lei do Descongela; entenda medida de benefícios a servidores

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou sem vetos o projeto de lei…

4 horas ago

Barco com 27 pessoas se parte ao meio e afunda no Rio São Francisco

Uma embarcação que transportava 27 passageiros naufragou no Rio São Francisco enquanto se dirigia à…

4 horas ago