Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

CARNAVAL: Bloco Barrados, um dos mais tradicionais de Esperança, agita a cidade na “quinta-feira de fogo”; saiba mais

O bloco existe há uma década, sendo um dos mais tradicionais de Esperança.

Publicado: 06/02/2024

Professor Rau Galdino e o comerciante Janilson Andrade. (Foto: Se Liga PB)

O professor e historiador, Rau Galdino, e o comerciante Janilson Andrade, em entrevista ao Programa Se Liga PB, na manhã desta terça-feira (6), falaram sobre a organização do Bloco Barrados, um dos mais tradicionais blocos de carnaval de Esperança.

O bloco existe há uma década, e surgiu a partir da história de três amigos que foram barrados ao tentar entrar em um bar da cidade, que na ocasião estaria reservado para um evento particular. Janilson contou que os amigos não sabiam que o bar estaria reservado, e o acontecimento inusitado serviu de inspiração para montar um pequeno ambiente para que pudessem ter seu próprio espaço.

“Eles tinham um ambiente e montaram um barzinho particular pra eles. Isso se perpetuou pelo ano todo, todas as quintas-feiras”, explicou o comerciante.

O professor Rau, um dos membros do Barrados, disse que o Frevo é uma das características do bloco, que busca resgatar a identidade cultural de épocas passadas, e a ideia é se divertir com responsabilidade, segurança e muita harmonia.

“O carnaval de Esperança é uma tradição de muitos anos, desde a década de 50. As fotografias estão ai nas redes sociais, quando muitos brincavam com o Frevo, os blocos organizados, mela-mela, a maisena. Isso vem de muito antigo e foi se transformando”, relembrou o professor.

De acordo com Janilson, um dos fundadores do bloco, a ideia deu tão certo que, na época do carnaval, os amigos decidiram chamar uma Orquestra de Frevo e sair no corredor da folia. Vale destacar que o Carnaval de Esperança atrai foliões de toda a região, e é considerado um dos maiores da Paraíba.

O comerciante disse que atualmente o bloco conta com um núcleo de 10 pessoas, além dos apoiadores e participantes. O bloco é aberto e para participar basta apenas comprar a camisa, ou simplesmente se jogar na folia junto com o Barrados. A concentração acontece na próxima quinta-feira (8), na chamada quinta-feira de fogo, que já é tradição, às 18h, no Pit Stop e em frente ao Bar do Neném, no Centro da Cidade.

“Convidamos toda população de Esperança, blocos e foliões para participar do nosso bloco. Que venham com paz e muita alegria! Estaremos lá para receber vocês, e vamos percorrer as ruas da cidade pelo corredor da folia”, convidou os organizadores do evento.

Redação

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS