A Justiça da Paraíba aceitou nesta sexta-feira (19) a denúncia do Ministério Público (MPPB) contra o ex-secretário de transportes de Jacaraú, Jeferson Carvalho, em relação ao assassinato do vereador Peron Filho. Segundo as informações, na decisão o juiz considerou que há indícios suficientes de autoria e materialidade do crime, tornando o ex-secretário réu. Foi determinada a prisão preventiva de Jeferson, que até então estava em prisão temporária.
A decisão diz que a prisão é necessária para manter a ordem pública e instrução do processo, pois há relatos de tentativa de coação de testemunhas. Também foi observada a gravidade e premeditação do crime. Na decisão também foi determinada a soltura do ex-secretário de administração, Antônio Fernandes Alves Bezerra, e Reginaldo Lindolfo da Costa, pois os mesmos não foram denunciados pelo Ministério Público até o momento e foi considerado que não há elementos suficientes para mantê-los presos.
Jeferson Carvalho da Silva deve apresentar defesa dentro do prazo legal e o processo segue em segredo de Justiça.
Secretário de Jacaraú preso confessa assassinato de vereador
O ex-secretário de transportes do município, Jeferson Carvalho da Silva, confessou participação no envolvimento do assassinato do parlamentar. A informação foi confirmada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Conforme nota emitida à imprensa pelo órgão, por meio do promotor de Justiça Lean Xerez, “o ex-secretário de transportes de Jacaraú, Jeferson Carvalho da Silva, confessou o assassinato do vereador Peron Filho, ocorrido em setembro de 2025”. Veja a íntegra da nota no fim da matéria.
Segundo o MP, as investigações continuam por meio da análise de materiais apreendidos, para apurar a possível participação de outras pessoas no crime. O depoimento do ex-secretário foi colhido na penitenciária João Bosco Carneiro, em Guarabira, na última semana.
Secretário se reuniu com pistoleiros minutos antes do vereador Peron ser executado, diz Polícia Civil
Em outubro, a investigação da Polícia Civil da Paraíba, por meio da 7ª Delegacia Seccional (DSPC), apontou que o secretário Jefferson Carvalho da Silva, suspeito da morte do vereador Peron Filho, realizou uma reunião com os pistoleiros, também suspeitos da morte do vereador, momentos antes do crime.
“Nós conseguimos, através de análise de câmeras, GPS, dentre outras ferramentas investigativas, nós percebemos que o secretário de transportes entrou numa pousada no carro dele e entrou também nessa pousada nesse momento um segundo carro, é onde fizeram uma reunião numa pousada próxima ao centro da cidade, aqui em Jacaraú”, explicou o delegado Sylvio Rabello, da 7ª DSPC.
Segundo o delegado, meia hora antes do crime, o carro do secretário foi para o ginásio onde o vereador Peron estava jogando futebol de salão e um segundo veículo foi para as proximidades do local da execução da morte do vereador, o trevo do município de Pedro Régis, na PB-071.
“Nós acreditamos que, quando o vereador saiu do ginásio, foi avisado (pelo secretário) ao segundo carro”, explicou Sylvio Rabello.
Jeferson foi preso no dia 30 de outubro. O secretário de administração, Antônio Fernandes Alves, também foi preso.
Secretário de transporte se deslocou para o estado vizinho
A investigação da Polícia Civil apontou que, após o crime, o secretário se deslocou para o estado do Rio Grande do Norte e voltou horas depois.
“O próprio secretário de transporte transporte sai para divisa com o Rio Grande do Norte, passa muito tempo para chegar em Jacaraú e ao chegar em Jacaraú, duas, três horas depois, ele vai para sua casa.”
Relembre o caso Peron Filho
O vereador Peron Filho (MDB) de Jacaraú, no Litoral Norte da Paraíba, foi atingido com três tiros nas costas. A vítima, de 36 anos, foi encontrada em uma rodovia próximo à moto que pilotava na noite da segunda-feira, 15 de setembro.
Uma das linhas de investigação é que o vereador tenha sido vítima de homicídio, pela marca de pelo menos três tiros nas costas. A motocicleta do vereador também foi atingida.
A princípio foi levantada a possibilidade de um acidente, mas foi descartada pelo registro das marcas de disparos de arma de fogo.
Família pede justiça
Um ato, pedindo justiça, ocorreu no dia 1º de outubro, em frente à Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A ação foi realizada pela família do vereador e se uniu ao ato realizado pela Federação das Câmaras Municipais da Paraíba (FECAMPB) que chama atenção para ações de violência contra parlamentares no estado.
Fonte: ClickPB










