A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou a PEC que acaba com a escala 6×1 e prevê redução de jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.
O texto foi aprovado de forma simbólica, com quatro votos contrários: Rogério Marinho (PL-RN), Jayme Bagatolli, (PL-RO) Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Tereza Cristina (PP-MS).
Após votação, o colegiado analisou o destaque do senador Rogério Marinho à proposta.
O relator da proposta de emenda à Constituição, senador Omar Aziz (PSD-AM), rejeitou as 36 emendas que modificavam o texto apresentadas pela oposição.
Um requerimento de calendário especial, para acelerar a tramitação, também foi aprovado pela comissão.
Votação em plenário
Após a CCJ, a PEC ainda precisa passar pelo plenário do Senado, onde deve ter o apoio de 3/5 dos parlamentares — ou seja, ao menos 49 votos, em dois turnos.
As negociações agora ocorrem para que a proposta seja incluída como item extra-pauta nesta quarta ou quinta-feira (3), durante a semana de esforço concentrado.
Apesar da expectativa, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não se comprometeu com a votação em plenário.
Portal Correio












