Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Cesrei Faculdade e Tribunal de Justiça são parceiros na Semana Nacional da Conciliação

A ação visa promover a resolução pacífica de conflitos e fortalecer a cultura da conciliação.

Publicado: 07/11/2023

A XVIII Semana da Conciliação, um evento de destaque na área jurídica, com a missão de promover a resolução de conflitos de forma amigável e eficaz teve início ontem (6) e prossegue até o dia 10 de novembro, uma iniciativa que envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais em todo o país.

A campanha em prol da conciliação é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça, desde 2006. Este ano, uma das parcerias notáveis da Semana da Conciliação, em Campina Grande – PB, está acontecendo na Cesrei Faculdade, que uniu forças com o Tribunal de Justiça para apoiar esta importante campanha em prol da conciliação. Juntos, eles estão trabalhando para alcançar soluções mais rápidas e satisfatórias para uma variedade de casos judiciais.

Para a Semana Nacional da Conciliação, os tribunais realizaram uma seleção prévia de processos que apresentavam possibilidade de acordo e intimaram as partes envolvidas nos conflitos. Esta abordagem proativa visa agilizar o processo de conciliação, reduzindo a sobrecarga dos tribunais e oferecendo às partes uma alternativa eficaz para resolver suas disputas.

Uma contribuição valiosa para este esforço vem dos alunos do curso de Direito da Cesrei Faculdade. Eles estão se dedicando a auxiliar no acompanhamento dos processos, oferecendo suporte na modalidade on-line. Disponíveis das 08h às 11h e das 13h às 17h, na própria faculdade, os estudantes trabalham sob a orientação de professores especializados e são supervisionados pelo coordenador do curso Wendley Steffan.

Essa parceria entre a Cesrei Faculdade e o Tribunal de Justiça de Campina Grande demonstra o compromisso das instituições com a promoção da justiça, eficiência e busca pela resolução de conflitos. A XVIII Semana da Conciliação promete ser uma oportunidade valiosa para os cidadãos e resolver seus problemas de maneira rápida e eficaz, economizando tempo e recursos, ao mesmo tempo em que fortalece a cultura da conciliação no sistema judiciário brasileiro.

“A ação visa promover a resolução pacífica de conflitos e fortalecer a cultura da conciliação. Para além disso, envolvemos os alunos no ensino-aprendizagem, em que eles aplicam na prática o que aprendem na teoria”, informou Wendley.

O coordenador do curso de Direito da Cesrei informou ainda que, “caso o cidadão tenha interesse em incluir o processo na Semana da Conciliação, deve procurar o Fórum Afonso Campos, em Campina Grande, e buscar a Vara pertinente em que o caso tramita. A pessoa deve informar que deseja fazer a conciliação, e o funcionário dirá se é possível marcar o procedimento de conciliação dentro deste período”, explicou.

Com Assessoria

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS