Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Chega ao Brasil o primeiro lote de vacina contra a dengue

O governo brasileiro adquiriu 5,2 milhões de doses da vacina, com o primeiro lote de 570 mil doses previsto para chegar ao país em fevereiro.

Publicado: 22/01/2024

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Brasil recebeu, neste sábado (20), o pioneiro lote de vacinas contra a dengue destinado à aplicação pelo Sistema Único de Saúde, com o anúncio oficial feito pelo Ministério da Saúde no domingo (21). A remessa, doada pelo laboratório japonês Takeda, é composta por 750 mil doses.

O governo indicou que as primeiras doses serão direcionadas a adolescentes de 10 a 14 anos, residentes em cidades com mais de 100 mil habitantes, considerando as taxas de transmissão para a definição do público-alvo.

O aumento significativo nos casos de dengue nas duas primeiras semanas de 2024, mais que o dobro do registrado no mesmo período do ano anterior, totalizando 55,8 mil casos prováveis e seis óbitos por complicações da doença, impulsionou a iniciativa de vacinação. Inicialmente planejada para crianças e jovens entre 6 e 14 anos, a primeira remessa será destinada a indivíduos entre 10 e 14 anos, conforme informado pelo Ministério da Saúde.

Os critérios de distribuição foram elaborados em conjunto pelo Ministério da Saúde e estados/municípios. A lista das cidades contempladas será divulgada após uma reunião tripartite programada para 1º de fevereiro em Brasília.

O governo brasileiro adquiriu 5,2 milhões de doses da vacina, com o primeiro lote de 570 mil doses previsto para chegar ao país em fevereiro. Estima-se que aproximadamente 3,2 milhões de pessoas serão vacinadas ao longo de 2024.

Portal Correio

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS