Chió apresenta propostas para melhoria da qualidade de vida dos idosos

Publicado: 22/04/2025

O Deputado Chió apresentou diversos requerimentos na Assembleia Legislativa da Paraíba relacionados a saúde e bem-estar dos idosos do estado.

O Requerimento de número 19.961/2025, foi aprovado pela ALPB e solicita ao Secretário de Cultura do Estado que realize programas educacionais e culturais que estimulem a participação social e o aprendizado contínuo dos idosos.

Como Justificativa, o Deputado aponta que com essas ações é possível prevenir doenças e melhorar o bem-estar geral dos idosos. A adoção das medidas previstas no requerimento não só beneficiará os idosos, mas também fortalecerá a rede de apoio social e a integração comunitária. Ao promover um ambiente onde os idosos possam viver com saúde, autonomia e dignidade, estaremos construindo uma sociedade mais inclusiva e justa, que valoriza e protege seus membros mais vulneráveis, disse ele.

Outro requerimento apresentado e aprovado pela ALPB, trata da realização de Campanhas de Conscientização sobre a importância do envelhecimento saudável e ativo. O Requerimento de número 19.962/2025 foi direcionado ao Secretário de Saúde da Paraíba.

Chió apresentou dados estatísticos para falar da população idosa da Paraíba e do Brasil, como justificativa ele pontua a necessidade da formulação de políticas públicas voltadas para garantir não apenas a longevidade, mas também a qualidade de vida dessa população. Nesse contexto, as campanhas de conscientização sobre o envelhecimento saudável e ativo são fundamentais para informar a sociedade sobre práticas de autocuidado, prevenção de doenças, importância da atividade física, alimentação equilibrada, bem como do convívio social e apoio psicológico. Tais campanhas também têm papel essencial na redução do preconceito etário e na valorização da pessoa idosa, diz o Deputado Estadual Chió.

Outro pedido feito foi o requerimento de número 19.963, aprovado na Casa Legislativa do Estado que trata sobre a capacitação e formação de cuidadores para prestar assistência qualificada e humanizada aos idosos, o pedido foi direcionado ao Secretário de Estado da Saúde e para justificar a capacitação, Chió fala a respeito do processo de envelhecimento populacional que impõe novos desafios à gestão pública, especialmente no que diz respeito à assistência à saúde e ao bem-estar da pessoa idosa. Na Paraíba, assim como em todo o país, cresce o número de idosos que necessitam de cuidados contínuos, seja por condições crônicas, limitações funcionais ou pela ausência de rede de apoio familiar. Neste cenário, torna-se essencial investir na formação e capacitação de cuidadores que possam atuar com competência técnica e sensibilidade humana no atendimento a essa parcela da população. Profissionais preparados garantem uma assistência mais segura, eficaz e acolhedora, promovendo a autonomia do idoso sempre que possível e respeitando sua dignidade, finaliza.

 

Da Redação.

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo