O Deputado Estadual Chió solicitou através de requerimento, diversas ações para a zona rural do estado. O requerimento de número 16.706/2024 pede a locação, perfuração e instalação de um poço artesiano na comunidade Capim de Cheiro, município de Remígio. Como justificativa, o Deputado aponta a crise hídrica vivenciada na região, e que a população do município vem sofrendo com os períodos irregulares de chuvas na região, que já dura 12 (doze) anos, e a falta de um sistema de abastecimento que contemple as comunidades rurais mais populosas, tem deixado desfite de água essa população, obrigando a busca de tecnologias que ajude a captar água do sobsolo cristalino, ou na dependência de carros pipa. Tendo em vista essa realidade de insegurança hídrica, a perfuração e instalação de poços tubulares de profundidade mediana, nas comunidades rurais, tende a amenizar o sofrimento das famílias, tendo esses poços a função de ofertar água para uso doméstico e dessedentação animal, ajudando de forma direta na manutenção das famílias no campo, evitando, entre outros, o êxodo rural. O requerimento foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).
Outro pedido foi o requerimento de número 16.698/2024, que solicita a construção de uma passagem molhada no Riacho de Zé Lulu, localizado no Sítio Malhadinha, município de Nova Palmeira. Na justificativa, Chió aponta que a construção de uma passagem molhada no Riacho de Zé Lulu é uma medida vital para garantir a conectividade da região e prevenir o isolamento das famílias residentes durante as temporadas de chuva. Essa obra permitirá o escoamento seguro de água, mantendo a via transitável e proporcionando segurança e estabilidade para o tráfego.
Um outro pedido feito pelo Deputado Estadual Chió foi a aquisição de kits forrageiros, compostos por ensiladeiras, enfardadeira, ensacadeira e trituradores de grãos para atender as necessidades dos agricultores familiares de Sossego, requerimento de número 16.694/2024. Assim, essa iniciativa, traz consigo o equilíbrio financeiro para os agricultores, que passam a ter autonomia e segurança alimentar para o rebanho, diminuindo os custos de produção e otimizando os lucros, melhorar as condições de trabalho e proporcionar autoestima das pessoas que estão diretamente envolvidas nessas atividades laborais, diz o Deputado. Todos os requerimentos foram aprovados pela ALPB.
Da Redação