Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquePolítica

Comissão da Câmara analisa projetos voltados à proteção da mulher e das crianças

A Comissão de Segurança Pública da Câmara analisa, nesta terça-feira (12), um projeto de lei voltado à proteção da mulher contra as violências de gênero e outro sobre crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Um dos projetos proíbe a posse e o porte de arma de fogo, além da aquisição de munições, por parte de pessoas que sejam alvo de medida protetiva por agressão contra mulher.

Segundo o relator, deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA), apesar de a Lei Maria da Penha já prever que a arma do agressor seja apreendida após o juiz do caso ser informado, o momento mais “apropriado” para tal intervenção é no ato da concessão da medida protetiva.

“É quando as ações para garantir a segurança da vítima devem ser implementadas com maior agilidade e rigor. Sendo assim, estabelecemos que seja uma medida obrigatória, independentemente de qualquer outra que seja concedida”, argumentou Mendes.

O texto prevê que, em todos os casos de concessão da medida, a Justiça suspenderá a possibilidade de aquisição, porte ou posse de arma. A ação vai durar até a revogação da medida, o arquivamento do inquérito ou o processo ficar em trânsito julgado.

Cadastro de condenados por crimes sexuais contra criança ou adolescente

A comissão da Câmara analisa ainda um projeto que cria o cadastro nacional de condenados por crimes contra a dignidade sexual da criança e do adolescente.

Em seu parecer, o relator da matéria, deputado Rodrigo Valadares (União-SE), destacou os seguintes crimes: abusos sexuais, exploração sexual, redes de prostituição envolvendo menores de idade, assédio, estupro, corrupção de menores e o tráfico sexual.

Conforme o texto, o cadastro vai ser mantido pelo Poder Executivo e operado em convênio com os estados a fim de que os órgãos de segurança pública tenham acesso às informações. A proposta ainda prevê que os indivíduos registrados no cadastro estarão impedidos de realizar atividades em contato com crianças e adolescentes.

Ainda há possibilidade de pedidos de vista nos projetos. Para se tornarem leis, as proposições precisam ser aprovadas pela Câmara dos Deputados, pelo Senado e serem sancionadas pelo presidente da República.

Por R7

Redação

Recent Posts

Milhares de peixes aparecem mortos no Açude Velho, em Campina Grande

Milhares de peixe mortos apareceram, nesse fim de semana, no Açude Velho, em Campina Grande,…

15 minutos ago

Sine oferta mais de 300 vagas de emprego em nove municípios da Paraíba nesta semana

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) irá ofertar 313 vagas de emprego a…

22 minutos ago

Inscrições para o concurso da prefeitura de Cuité, PB, começam nesta segunda-feira (12)

As inscrições para o concurso da prefeitura de Cuité, no Curimatáu da Paraíba, começam nesta…

3 horas ago

Concurso da prefeitura de Nova Floresta, PB, tem inscrições abertas nesta segunda-feira (12)

As inscrições para o concurso da Prefeitura de Nova Floresta, no Curimataú da Paraíba, começam…

3 horas ago

Turista é mordida por tubarão em Fernando de Noronha

Uma turista identificada como Tayane Dalazen, de 36 anos e residente em São Paulo, foi…

2 dias ago

Bebê morre sufocado em Campina Grande; polícia investiga o caso

Um bebê de apenas 1 mês e seis dias morreu na madrugada desta sexta-feira (9),…

2 dias ago