Inscreva-se para receber notificações
Categories: NotíciasPolítica

Comissão de Seguridade Social e Família aprova Projeto de Nilda Gondim que prevê atendimento prioritário em guichês e balcões

Após quatro anos do término do mandato da ex-deputado federal Nilda Gondim, a Comissão Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (07) duas emendas do Senado para o Projeto de Lei 628/11, de sua autoria, que obriga instituições financeiras e estabelecimentos comerciais a assegurarem atendimento prioritário em guichês e balcões a pessoas com deficiência, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo.

A proposta havia sido aprovada originalmente pela Câmara no início de 2014. Porém, com a sua tramitação no Senado Federal, recebeu duas emendas fazendo com que a matéria fosse enviada para nova tramitação na Câmara.
A primeira emenda especifica que apenas instituições e estabelecimentos em que a formação de filas seja previsível e constante, conforme a experiência, estão obrigadas a assegurar prioridade. A segunda emenda delimita que somente esses estabelecimentos ficam sujeitos à multa de 10 vezes o valor do menor benefício pago pelo Regime Geral de Previdência Social, em caso de descumprimento do atendimento prioritário.

O texto original aperfeiçoa a legislação de atendimento prioritário. Atualmente, a Lei 10.048/00 prevê tratamento diferenciado e imediato somente em repartições públicas, concessionárias de serviços públicos e bancos.

A autora do Projeto, Nilda Gondim, agradeceu aos relatores da proposta pela nova votação na Câmara e acredita que é necessária a aprovação dessa matéria para que a legislação seja modificada para proporcionar maior garantia e o devido respeito do atendimento prioritário em todos os lugares.

Tramitação – O Projeto, que foi aprovado também pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço, será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, segue para análise do Plenário da Câmara.

Ascom

Redação

Recent Posts

Paraíba registra maior alta do Brasil em volume de serviços com aumento de 2,9% em novembro

A Paraíba registrou um crescimento de 2,9% no volume de serviços entre outubro e novembro…

13 horas ago

Veneziano recebe vereadores e lideranças de Pombal e Cajazeirinhas, que reafirmam apoio à sua reeleição ao Senado

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) recebeu nesta terça-feira (13) um grupo de vereadores,…

14 horas ago

Haddad diz que caso Master pode ser a maior fraude bancária do país

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do…

14 horas ago

Butantan recruta idosos para ensaio clínico da vacina da dengue

O Instituto Butantan está recrutando, a partir desta terça-feira (13), 767 voluntários de 60 a…

15 horas ago

Mulher encontrada morta na praia de Intermares é identificada

A mulher encontrada morta na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, na…

16 horas ago

Vaquinha Solidária busca apoio para realização de cirurgia renal de alto custo

Uma vaquinha solidária foi lançada com o objetivo de arrecadar R$ 20 mil para custear…

16 horas ago