A Prefeitura do Conde decretou, nesta quarta-feira (21), estado de emergência por 180 dias nas áreas afetadas pelas fortes chuvas, devido aos riscos geológicos identificados nas regiões. A medida tem como objetivo agilizar a liberação de recursos estaduais e federais para a realização de obras emergenciais.
Até o momento, cerca de 33 famílias já foram retiradas das áreas de risco e acolhidas em locais seguros. Agora elas estão recebendo atendimentos e sendo orientadas sobre o acesso ao Programa de Aluguel Emergencial.
A prefeitura protocolou um pedido de recursos junto ao Governo Federal para a construção de um muro de contenção e a aquisição de 2.000 metros de lona, que serão instaladas assim que as condições do solo permitirem.
Equipes da Defesa Civil e de assistência social continuam monitorando a situação e prestando suporte às famílias atingidas.
Confira a nota soltada pela prefeitura do Conde:
“A Prefeitura de Conde decretou situação de emergência por 180 dias nas áreas afetadas pelas fortes chuvas, especialmente na região da falésia, devido aos riscos geológicos identificados. A medida permite mais agilidade na busca por recursos estaduais e federais para garantir segurança e executar obras emergenciais.
Desde a última sexta-feira (16), o Comitê de Crise, com apoio da Defesa Civil, Infraestrutura, Assistência Social (Núcleo Jacumã) e outros órgãos, atua no atendimento às comunidades atingidas. Até o momento, 33 famílias foram acolhidas e estão sendo orientadas sobre o Programa de Aluguel Emergencial.
A Prefeitura já protocolou pedido de recursos junto ao Governo Federal para a construção de um muro de contenção e adquiriu 2.000 metros de lona, que será instalada assim que o solo permitir. Equipes seguem monitorando a área e prestando suporte às famílias.
A vida e a segurança dos cidadãos são, e continuarão sendo, prioridade absoluta da gestão.”
Portal Correio