A Prefeitura de Matinhas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Departamento da Mulher e Diversidade Humana, promove no município, uma programação alusiva ao dia da Consciência Negra, com o tema: “Valorizando a Cultura Afro Brasileira”
A Programação acontece durante os dias 18, 21, 25, 26, 28 e 29 de novembro em algumas escolas da rede municipal de ensino e em praça pública, com oficinas de capoeira, confecção de instrumentos musicais, contação de histórias, danças, apresentações culturais e exibição de filme. Nos dias 28 e 29, em praça pública a programação é aberta para todos.
Dia 18/11 – Segunda
08h: Oficina de Capoeira – Escola José Cabral;
13h: : Oficina de Capoeira – Escola Manoel Virgínio;
Dia 21/11 – Quinta
09h: Oficina de Confecção de Instrumentos – Escola Severino Ricardo
Dia 25/11 – Segunda
13h: Contação de História – Creche Divina Glória
Dia 26/11 – Terça
13h: Contação de História – Creche Divina Glória
Dia 28/11 – Quinta
14h: Culminância da Consciência Negra – Praça da Liberdade (ao lado da Matriz) com apresentações de Dança, Música e Capoeira; Exposição de artesanato e Feirinha da Mulheres em Campo
Dia 29/11 – Sexta
18h: Exibição do Filme – Pantera Negra
Na Praça da Liberdade
Dia 20 – Dia da Consciência Negra
As celebrações referentes a Consciência Negra surgiram nas lutas dos movimentos sociais contra o racismo na metade da década de 70. Oliveira Silveira foi um intelectual e ativista do Rio Grande do Sul, que pesquisou sobre a história do negro no Brasil e identificou que a data da morte de Zumbi dos Palmares, 20 de novembro, tinha requisitos que apresentavam orgulho para a população negra.
Junto com outros ativistas, mobilizaram o movimento negro e sugeriram esse dia como dia Nacional da Consciência Negra. Em 1971, foi proposto que nessa data fosse comemorado o valor da comunidade negra e sua fundamental contribuição ao país.
O dia 20 de novembro se torna um dia para homenagear o líder na época dos quilombos. Fortalecendo mitos e referências históricas da cultura e trajetórias negra no Brasil e também trazer referências para lideranças atuais. Surge como uma iniciativa de gerar reflexão para as questões raciais no Brasil. Em 2003, o Dia da Consciência Negra entrou no calendário escolar com a lei 10639/2003, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro brasileira nas escolas
Através do PL 3268/2021, do senador Randolfe Rodrigues (Rede – AP), em 2023, o Dia da Consciência Negra foi transformada na Lei 14.759. Portanto, fica declarado feriado nacional o dia 20 de novembro, para a celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Da Redação com Assessoria