Conselho aprova uso de banheiros da UFPB de acordo com a identidade de gênero autodeclarada

Medida foi pensada com mais firmeza em outubro de 2022, após uma estudante travesti ter sido expulsa do banheiro feminino por um servidor da UFPB.

Publicado: 18/12/2023

FOTO: REPRODUÇÃO



Os estudantes, servidores e visitantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vão poder usar os banheiros da instituição de acordo com a identidade de gênero, independente do registro civil. A medida foi aprovada nesta segunda-feira (18) durante reunião do Conselho Superior Universitário (Consuni) da instituição.

A minuta com as novas regras foi escrita pelo Comitê de Políticas de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (CoMu), pelos projetos de extensão Núcleo de Extensão Popular Flor de Mandacaru (NEP) e Cine Trava, todos da instituição. 

O documento também garante a fixação de cartazes e sinalização em todos os campi da UFPB indicando a autorização de uso dos banheiros respeitando a identidade de gênero autodeclarada.

“Essa resolução é fruto de muita luta dos movimentos sociais e da população trans e que também atende a resolução N.º 02 do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, publicada neste ano”, disse Gabriella Kollontai, coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPB e conselheira do Consuni.

A medida foi pensada com mais firmeza em outubro de 2022, após uma estudante travesti ter sido expulsa do banheiro feminino por um servidor da UFPB.

Com ClickPB



COMPARTILHE AGORA



OUTRAS NOTÍCIAS

Rolar para o topo
Ativar Notificações OK Não, obrigado.