Uma criança de 10 anos de idade deu entrada, nessa segunda-feira (05), no Hospital de Trauma de Campina Grande, vítima de queimaduras por fogos de artifício. Os ferimentos de segundo grau não foram graves e não houve necessidade de internação. No entanto, a cirurgiã-plástica Isis Lacerda, coordenadora da campanha de prevenção a queimaduras no hospital, orientou para os perigos dos fogos e cuidados ao ocorrer as queimaduras.
“A primeira providência dos pais ao verificar que a criança se queimou é lavar o ferimento com água corrente e cobrir com um pano limpo. Depois disso, ir direto procurar atendimento médico. Não deve ser passado na queimadura nenhum tipo de produto, isso é muito importante destacar”, esclareceu a médica.
Isis Lacerda informou, ainda, que nesse primeiro fim de semana de festa junina em Campina Grande não havia sido registrado nenhum caso de queimadura, esse foi o primeiro.
Entre janeiro e maio deste ano, a unidade de saúde já registrou 429 atendimentos de vítimas de queimaduras. Em 2022, 928 pessoas foram vítimas de queimaduras e os principais motivos foram: líquidos em alta temperatura (424), contato com o objeto em alta temperatura (150), por fogo (69), fogos de artifício (22), produto químico (49), eletricidade (seis), insolação (cinco), caravelas (um), entre outros.
Durante o período de São João os números podem aumentar devido ao costume de soltar fogos de artifícios nesta época. Por isso, o Hospital de Trauma de Campina Grande e também de João Pessoa intensificaram a 21ª Campanha de Prevenção às Queimaduras ‘Marcas que Ficam Para Sempre’. A ação ocorre durante todo o mês de junho, com o foco no alerta para evitar acidentes.
Com Nice Almeida/ClickPB
Uma turista identificada como Tayane Dalazen, de 36 anos e residente em São Paulo, foi…
Um bebê de apenas 1 mês e seis dias morreu na madrugada desta sexta-feira (9),…
No início da tarde desta sexta-feira (9), um grave acidente deixou uma pessoa morta e…
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de…
Aliados do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retomaram a atuação nos EUA para que o…
A Polícia Militar prendeu, pela quarta vez, um homem que usava tornozeleira eletrônica suspeito de…