Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Criminosos criam site falso com pagamento de IPVA com desconto via PIX e Secretaria da Fazenda da Paraíba faz alerta

A Secretaria de Estado da Fazenda na Paraíba informa que a modalidade de pagamento via PIX ainda não foi liberada no estado, mas orienta os contribuintes paraibanos a ficarem atentos.

Publicado: 13/12/2023

FOTO: REPRODUÇÃO

Criminosos criaram um site com link para pagamento do Imposto sobre Propriedade Veicular e Automotores (IPVA) via PIX. O golpe foi identificado em Minas Gerais e, por isso, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) alerta os cidadãos paraibanos, já que a modalidade ainda não está liberada no estado.

Um site falso, praticamente idêntico à página oficial de consulta da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, oferece a opção de pagamento via PIX com um suposto desconto de 20%, mas o link é redirecionado para pagamento dos valores para contas de pessoas físicas.

Como funciona o golpe?

Ao realizar uma busca no Google sobre o IPVA em Minas Gerais, os contribuintes são direcionados para uma página patrocinada que imita o site legítimo de pagamentos da Fazenda Estadual de Minas Gerais. Ao inserir as informações necessárias, durante o processo de pagamento, são apresentadas duas opções: a emissão de um DAE (boleto bancário) ou o uso do PIX. 

O boleto bancário é listado como indisponível, deixando apenas a alternativa do PIX, que traz um desconto atrativo de 20%. Ao aceitar a proposta, o contribuinte é direcionado para uma conta de pessoa física, diferentemente do site oficial, onde o Estado é o destinatário do imposto. O endereço, no entanto, é fraudado e manipulado.

Site da Sefaz-PB não oferece pagamento via PIX

A Secretaria de Estado da Fazenda na Paraíba informa que a modalidade de pagamento via PIX ainda não foi liberada no estado, mas orienta os contribuintes paraibanos a ficarem atentos sobre os descontos nessa modalidade para pagamento do IPVA na Paraíba.        

Para evitar cair em golpes no ato de pagar o IPVA via internet, é recomendável o contribuinte acessar direto o portal da Secretaria de Estado da Fazenda no endereço www.sefaz.pb.gov.br ou na página do DETRAN-PB www.detran.pb.gov.br e no botão IPVA acessar o local de emissão do boleto.  

 A Secretaria Estadual de Fazenda alerta ainda os cidadãos a sempre verificarem os endereços dos sites, desconfiando especialmente daqueles que não oferecem o Documento de Arrecadação Estadual (DAR) para o pagamento de impostos e taxas. Caso os contribuintes encontrem sites suspeitos denunciem às autoridades policiais do Estado ou na página da Sefaz-PB.

Com ClickPB

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS