Inscreva-se para receber notificações
Categories: Notícias

CRM-PB ameaça interditar UPA dos Bancários por falta de médicos

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) informou nesta quinta-feira (20) que poderá interditar a partir da zero hora deste sábado (22) a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro dos Bancários por falta de médicos. O Conselho deu um prazo de 24h para a diretoria da UPA dos Bancários fornecer a escala médica de plantão completa.

“Notificamos e demos um prazo até amanhã para que nos entreguem uma escala completa, sob risco de amanhã retirarmos os médicos da unidade”, disse o diretor do Departamento de Fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa.

Segundo ele, é crescente o número de reclamações em relação à sobrecarga de trabalho da equipe médica da unidade, que estariam tendo que atender a uma quantidade muito grande de pessoas. Com as escalas incompletas, estariam ficando horários descobertos, sem médicos.

“O déficit de profissionais gera sérios prejuízos e risco ao atendimento da população e à segurança do ato médico”, destacou. O diretor disse que, se a escala não for entregue nesta sexta-feira (21), a unidade será interditada eticamente a partir deste sábado (22), porque “todas as escalas de médicos estão incompletas”.

“Hoje mesmo nós fomos lá, devia ter ortopedista, não tinha. Todos estão com escalas faltando, a ortopedia, a pediatria e a clínica médica”, disse o diretor de fiscalização do CRM.

As denúncias partiram dos próprios médicos da UPA, que estão sobrecarregados, atendendo no plantão sozinhos ou sem ter um substituto. Três denúncias chegaram ao Conselho dando conta de que as escalas dos médicos estavam incompletas.

A UPA Bancários foi inaugurada no último dia 27 de agosto pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV). Durante os discursos na solenidade de inauguração, o secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, disse que, ao contrário dos hospitais regionais do Estado, a UPA dos Bancários foi aberta em condições de pleno funcionamento. “Se alguém tiver uma ‘turica’, um ‘piripaque’ agora, a UPA já está funcionando, ao contrário do que faz o governo, que não cuida dos hospitais regionais”, disse Adalberto na ocasião.

Questionado sobre essa declaração do secretário, o diretor do Departamento de Fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa, disse que as denúncias chegaram ao CRM antes mesmo do Conselho fiscalizar a UPA. “As pessoas falam o que querem, não tenho dúvida, o problema é se está tudo completo, que eu nem fiscalizei aquela UPA ainda”, comentou.

 

Com ClickPB.

Redação

Recent Posts

Turista é mordida por tubarão em Fernando de Noronha

Uma turista identificada como Tayane Dalazen, de 36 anos e residente em São Paulo, foi…

2 dias ago

Bebê morre sufocado em Campina Grande; polícia investiga o caso

Um bebê de apenas 1 mês e seis dias morreu na madrugada desta sexta-feira (9),…

2 dias ago

Uma pessoa morre e outras quatro ficam feridas em acidente na divisa entre Paraíba e Pernambuco

No início da tarde desta sexta-feira (9), um grave acidente deixou uma pessoa morta e…

2 dias ago

Resultado do Enem será divulgado no dia 16 de janeiro

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 16 de…

2 dias ago

Saúde de Bolsonaro faz Eduardo aumentar pressão por nova sanção a Moraes

Aliados do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) retomaram a atuação nos EUA para que o…

2 dias ago

Homem é preso pela quarta vez após sequestrar turistas na Paraíba

A Polícia Militar prendeu, pela quarta vez, um homem que usava tornozeleira eletrônica suspeito de…

2 dias ago