Funesc encerra programação do ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’ neste domingo (14)

A programação do Meu Espaço é exibida através do canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov)

14 de junho de 2020   

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) divulgou, na quinta-feira (4), a última semana da programação ‘Meu Espaço – Compartilhando Cultura’. O projeto é fruto de um edital criado em virtude da pandemia do novo coronavirus (COVID-19), que contemplou mais de 100 artistas paraibanos para apresentações gravadas em vídeos, durante o período de isolamento domiciliar. A sexta semana, que acontece de 8 a 14 de junho, traz 17 vídeos de diversas áreas intercalando entre formações e apresentações. 

A programação do Meu Espaço é exibida através do canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov), em quatro sessões semanais com duas horas de duração cada, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, a partir das 17h. São produtos audiovisuais nas mais diversas áreas e de vários municípios paraibanos.  Após as transmissões, todo o material fica disponível para quem perder a estreia ou quiser assistir maratonando. A sessão de estreia aconteceu no dia 6 de maio e desde então já são mais de 22,5 mil visualizações só no material do projeto.

Aos sábados, sempre a partir das 17h, acontecem as lives transmitidas pelo perfil da Funesc no Instagram. São momentos de interação entre artistas participantes do projeto e público. A mediação é feita por integrantes da equipe da Funesc e cada artista tem um tempo para falar sobre o trabalho apresentado, seu processo criativo e trajetória artística. 

O projeto também traz inclusão social por meio de interpretação em libras em boa parte dos vídeos, garantindo acessibilidade ao público surdo. Para cumprir essa missão conta com a presença do intérprete Nemu Lima.

Última semana –  

Neste  domingo é para curtir em família, trazendo opções para adultos e crianças. O dia de exibições começa com ‘Ballet para todos’, de Eduardo Cezário. Em seguida, Flávio Lira enra em cena com a história do Mágico de Oz e dicas de brincadeiras e diversão em casa com o vídeo ‘Quem conta um conto se diverte um tanto’. Na sequência, Caio Fernandes mostra seus conhecimentos circenses e de dança com números de ‘Acrobacia de solo’. Quem fecha a programação é ZEBB com sua proposta musical ‘Ouroboros’. 

Sinopses – Meu Espaço:  Compartilhando Cultura – Programação Virtual

Semana 6

14/06 – DOMINGO

17h – Ballet para Todos

Eduardo Cezário – Dança – João Pessoa

Ballet para Todos é uma aula/oficina para iniciantes de todas as idades. Foi pensada para

demonstrar que a arte do Ballet poderá ser aprendida em qualquer fase da vida e em

qualquer circunstância.

Ficha Técnica – Ministrante, roteiro, edição: Eduardo Cezário  /Filmagem: Everton Cezário

Redes sociais:

Facebook: Eduardo Cezário

Instagram: @balletcezario

17h45 – Quem conta um conto se diverte um tanto

Flávio Lira – Contação de História – Cabedelo

Sinopse:  Atores contam o clássico ‘O Mágico de Oz’ (de  Lyman Frank Baum), que conta as aventuras da Menina Dorothy e seu cão totó. Ela percebe que “não há lugar melhor do que a nossa casa”.  A partir desta frase o grupo discute, por meio da contação da história, como é possível ressignificar o próprio lar. Como recurso cênico, lúdico e poético é utilizada a manipulação de objetos existentes dentro de uma residência. Uma panela que representar o homem de lata, um espanador representa o espantalho ou um ventilador que vira o personagem do leão.  Após a contação, os atores ensinam a explorar diversas possibilidades de jogos recreativos se utilizando desses mesmos objetos , para que os pais e mães junto aos seus filhos e filhas possam se divertir e se movimentar criativamente em suas casas. 

Ficha técnica – ator e diretor: Flávio Lira / brincante e filmagem: Gilzinha Matias / Ator: Elias Matias

Redes sociais:

Facebook: Flávio Lira

Instagram: @flaviolira010 

18h15 – Acrobacia de Solo

 Caio Fernandes -Circo – João Pessoa 

Sinopse: Depoimento de vida do artista e realização do número de Acrobacia de Solo, com interpretação de algumas músicas, envolvendo as linguagens do circo e da dança, simultaneamente.  

Ficha técnica – Autor, edição: Caio Fernandes

Redes sociais:

Facebook: Caio Fernandes

Instagram: @caiofernadesaraujo

18h45 – ZEBB – Ouroboros

ZEBB – Música – João Pessoa

Sinopse: Ouroboros é uma performance de música experimental computacional que une elementos da cultura afrobrasileira a timbres da música eletrônica, com uma característica experimental, propondo ao público um espaço sinestésico de visitação de uma memória ancestral atualizada através do uso do computador e da música eletrônica como instrumentos de diálogo passado-presente-futuro. 

Ficha técnica – Performer; Direção do registro audiovisual: ZEBB / Suporte no registro audiovisual: Fabiana Carneiro da Silva

Redes sociais:

Facebook: ZEBB

Instagram: @casadaalegria

Site: www.djzebb.wordpress.com 

Programação Virtual

Meu Espaço:  Compartilhando Cultura

6ª SEMANA

14/06 – DOMINGO

17h – Ballet para Todos, com Eduardo Cezário (Dança)

17h45 – Quem conta um conto se diverte um tanto, Flávio Lira (Contação de História)

18h15 – Acrobacia de Solo, com Caio Fernandes (Circo)

18h45 – ZEBB (Música)

Leia mais;