Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Parte da história do cinema paraibano, Cine Capitólio está com risco de desmoronamento

Publicado: 30/04/2018

Foto: Defesa Civil

Fundado em 20 de Novembro de 1034, o prédio do antigo cinema capitólio, no Centro de Campina Grande, corre um sério risco de desmoronamento. É o que diz o coordenador da defesa civil, Ruiter Sansão, que divulgou na manhã de hoje um vídeo que mostra o prédio abandonado e o eminente risco das paredes ir ao chão pelo descuido e esquecimento do mais antigo e importante cinema de rua do estado.

Em meio ao mato crescendo e as madeiras do que um dia foi o teto do prédio, o que se vê é um inóspito e que oferece risco aos transeuntes que diariamente circulam naquela área central. As autoridades públicas ficam impedidas de fazer modificações ou realizar uma completa reforma no local, para a construção de algum equipamento de cultura para a cidade, já que o prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba(Iphaep).

Em entrevista à Rádio Caturité AM, o coordenador da defesa civil destacou que o problema verificado no prédio do Capitólio representa uma das preocupações mais antigas na estrutura dos prédios históricos da cidade: a estrutura antiga e com risco de desabamento.

Foto: Defesa Civil

Mesmo o prédio sendo de responsabilidade da prefeitura de Campina Grande, o IPHAEP já informou que recorreu ao Ministério Público para que o prédio fosse revitalizado, segundo informou a diretora do Instituto, Cassandra Figueiredo. A gestora ainda frisou que há anos tem procurado a gestão municipal para propor uma revitalização do local, respeitando as diretrizes e normativas do Iphaep no tocante a preservação do prédio. Cassandra espera a intervenção por parte do Ministério Público da Paraíba, para promover uma reunião técnica entre Iphaep e a prefeitura, no intuito de chegar a um projeto de revitalização do Cine Capitólio.

Antigo Cine capitólio funcionou de 1934 até o início da década de 1990.

Confira os vídeo abaixo feitos pela defesa civil:

https://www.facebook.com/defesa.civil.39/videos/956526524526403/

 

COMPARTILHE AGORA

OUTRAS NOTÍCIAS